“Não queremos vantagem, queremos apenas um jogo mais justo”: enfrentando a desigualdade de gênero no futebol escolar pela dialogicidade
dc.contributor.advisor | Bataliotti, Soellyn Elene [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cristino, Bruno [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T20:09:01Z | |
dc.date.issued | 2025-05-06 | |
dc.description.abstract | A proposta do presente estudo partiu das inquietações sobre a participação das meninas no futebol escolar, principalmente nos momentos de livre escolha de atividades em que preferem a realização de outras práticas. Partindo dessa observação, o presente estudo teve como objetivo compreender a percepção das crianças sobre a participação das meninas no contexto do futebol dentro das aulas de educação física de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Santo André. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, em um estudo de caso, que foi dividido em quatro etapas, sendo elas, debate inicial, jogo futebol generificado, reconstruindo o jogo e avaliação coletiva e individual. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados os relatórios de observação, diários de aula e entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas para a obtenção real dos dados. Para tratamento dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, com os dados coletados apresentamos os resultados em quatro categorias sendo elas; “Eu não assisto jogo das mulheres porque na minha televisão só passa jogo dos homens”, que tratou principalmente da exposição reduzida do futebol de mulheres na mídia e as relações de gênero fora do futebol, “As meninas não tem a mesma chance de jogar que os meninos”, que intensificou os debates entre as/os estudantes sobre as opressões de gênero no futebol escolar, “Não queremos vantagem, queremos apenas um jogo mais justo”, em que foi reconstruído o jogo do futebol generificado e debatemos sobre as realizações desse jogo e “Avaliações e Reflexões”, que, por fim, trouxe as principais reflexões das/dos estudantes sobre a pesquisa. Consideramos que as práticas dialógicas trouxeram uma evolução nas percepções das desigualdades de gênero e uma força de contestação e reflexão por parte das meninas. | pt |
dc.description.abstract | This study originated from concerns regarding girls' participation in school football, particularly during free-choice activity periods where they often preferred other practices. Building on this observation, the present study aimed to understand children's perceptions of girls' involvement in football within physical education classes for a 5th-grade elementary school class in the municipality of Santo André. This qualitative research, conducted as a case study, was divided into four stages: initial debate, gendered football game, game reconstruction, and collective and individual evaluation. Data collection instruments included observation reports, class diaries, and semi-structured interviews, which were recorded and transcribed to ensure accurate data acquisition. Content analysis was employed for data treatment. The collected data yielded results categorized into four main themes: "I don't watch women's games because my TV only shows men's games," which primarily addressed the limited media exposure of women's football and gender relations outside of the sport; "Girls don't have the same chance to play as boys," which intensified discussions among students about gender oppression in school football; "We don't want an advantage, we just want a fairer game," which involved the reconstruction of the gendered football game and discussions about its implementation; and "Evaluations and Reflections," which ultimately presented the students' main reflections on the research. We posit that dialogical practices fostered an evolution in perceptions of gender inequalities and empowered girls to challenge and reflect upon these issues. | en |
dc.identifier.capes | 33004137068P8 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/311691 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/311692 | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Futebol | pt |
dc.subject | Gênero | pt |
dc.subject | Educação física para mulheres | pt |
dc.subject | Diálogo | pt |
dc.subject | Jogadoras de futebol | pt |
dc.subject | Football | en |
dc.subject | Soccer | en |
dc.subject | Women's physical education | en |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Dialogue | en |
dc.title | “Não queremos vantagem, queremos apenas um jogo mais justo”: enfrentando a desigualdade de gênero no futebol escolar pela dialogicidade | pt |
dc.title.alternative | "We don't want an advantage, we just want a fairer game": tackling gender inequality in school football through dialogicality | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | 96331ee9-06a7-48bd-ad4d-634ff60dbbef | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 96331ee9-06a7-48bd-ad4d-634ff60dbbef | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Física - FC/FCT/IB | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação física escolar | pt |
unesp.researchArea | Abordagens metodológicas e processos de ensino e aprendizagem | pt |
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