Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

dc.contributor.advisorFiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
dc.contributor.authorMelo, Andressa Cristina Dadério de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-04-27T16:22:50Z
dc.date.available2021-04-27T16:22:50Z
dc.date.issued2021-02-22
dc.description.abstractEssa pesquisa de mestrado teve como objetivo a investigação de como um ROA (repositório de objeto de aprendizagem) pode auxiliar nas práticas docentes no laboratório de informática da unidade escolar. Para tanto, levantamos o grau de conhecimentos que os professores possuem sobre o tema, a dinâmica de trabalho utilizada por eles no laboratório de informática, como ocorre o processo de planejamento adotado pelo professor, as demandas e expectativas dos docentes em relação a esse recurso, quais as suas principais dificuldades na execução das atividades e como o ROA pode ser elaborado de forma a minimizar essas dificuldades. Buscamos também levantar dados que evidenciem como a organização dos repositórios de objetos de aprendizagem e a estrutura dos OAs (objetos de aprendizagem), podem contribuir nos processos de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades matemáticas, atinentes aos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos a metodologia da pesquisa – ação que nos permitiu por meio dos instrumentos de entrevista, das intervenções e das observações, verificarmos a oferta das formações iniciais e continuadas para os professores com vistas ao uso pedagógico das TICs (tecnologias da informação e comunicação) e de forma colaborativa com o grupo de professores colaboradores, organizamos um repositório de objetos de aprendizagem que foi utilizado durante o desenvolvimento da presente pesquisa. A organização desse repositório, permitiu que evidenciássemos as possíveis contribuições dos objetos de aprendizagem para o processo de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades de matemática, em relação a sua estrutura, a ludicidade, a interatividade, o conteúdo e a progressão das atividades presentes nestes recursos em conjunto com o planejamento do professor para o uso dos objetos durante as aulas ministradas no laboratório de informática.pt
dc.description.abstractThis master's research aimed to investigate how an ROA (repository of learning object) can assist in teaching practices in the computer lab. For that, we raised the degree of knowledge that teachers have on the subject, the work dynamics used by them in the computer lab, how the planning process adopted by the teacher occurs, the demands and expectations of the teachers in relation to this resource, which its main difficulties in the execution of activities and how the ROAs can be developed in order to minimize these difficulties. We also seek to gather data that show how the organization of repositories of learning objects and the structure of OAs (learning objects), can contribute to the processes of literacy and literacy and the development of mathematical skills, related to the early years of elementary school. To do so, we selected the research-action methodology that allowed us, through the instruments of interview, interventions and observations, to verify the offer of initial and continuing training for teachers with a view to the pedagogical use of ICTs (information and communication technologies) and in a collaborative way with the group of collaborating teachers, we organized a repository of learning objects that was used during the development of this research. The organization of this repository allowed us to highlight the possible contributions of learning objects to the process of literacy and literacy and the development of mathematical skills, in relation to their structure, playfulness, interactivity, content and progression of the present activities. these resources in conjunction with the teacher's planning for the use of objects during the classes taught in the computer lab.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204525
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPolíticas Públicaspt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt
dc.subjectLearning Objectsen
dc.subjectInformation and Communication Technologiesen
dc.subjectLiteracy and literacyen
dc.subjectLearning Objects Repositoryen
dc.subjectPublic policyen
dc.titleUma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt
dc.title.alternativeAn analysis of teaching practice with the Learning Object Repository in the early years of Elementary Schoolen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaPolítica e Gestão Educacionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
melo_acd_me_arafcl.pdf
Tamanho:
3.23 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: