Gêneros orais como ferramenta para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 1º ano do Ensino Fundamental
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Data
Autores
Orientador
Hilário, Rosângela Nogarini 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - FCLAR/FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho propõe a análise dos gêneros orais como ferramenta de desenvolvimento da leitura e escrita, contribuindo para a alfabetização e o letramento no 1º ano do Ensino Fundamental I. Nossos objetivos são: i) apontar os pressupostos teóricos que sustentam a importância do desenvolvimento da linguagem oral para o desenvolvimento da linguagem escrita no início do processo de alfabetização; ii) evidenciar como o contato com gêneros orais interfere diretamente no processo de aquisição da leitura e da escrita; iii) demonstrar que atividades que envolvam a ludicidade são essenciais durante este processo. Ele se baseia nas teorias de Bakhtin, Vygotsky, Ferreiro, Soares, Morais e Belintane acerca da alfabetização, letramento e oralidade. O corpus de pesquisa é composto por quinze textos produzidos por alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental e foi coletado em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Para a análise, consideramos o contato das crianças com os textos de gêneros orais (parlendas, cantigas etc.) em atividades realizadas pela professora e como esses textos foram presentificados em suas produções escritas. Como resultado, podemos apontar que utilizar os gêneros orais como atividades permanentes na rotina em turmas de 1º ano é uma ferramenta que auxilia no processo de alfabetização/ letramento pois evidenciam o lúdico, o uso da língua oral e escrita no contexto social da criança.
Resumo (inglês)
The present work proposes the analysis of oral genres as a tool for developing reading and writing in the 1st year of Elementary School I. Our objectives are: i) to point out the theoretical assumptions that support the importance of developing oral language for the development of written language at the beginning of the literacy process; ii) highlight how contact with oral genres directly interferes with the process of acquiring reading and writing; iii) demonstrate that activities involving playfulness are essential during this process. It is based on the theories of Bakhtin, Vygotsky, Ferreiro, Soares, Morais and Belintane about literacy, literacy and orality. The research corpus consists of fifteen texts produced by students in the first year of Elementary School and was collected in a public school in the interior of the State of São Paulo. For the analysis, we considered the children's contact with texts of oral genres (parlendas, songs, etc.) in activities carried out by the teacher and how these texts were presented in their written productions. As a result, we can point out that using oral genres as permanent routine activities in 1st year classes is a tool that helps in the literacy process as they highlight playfulness, the use of oral and written language in the child's social context
Descrição
Palavras-chave
Gêneros orais, Alfabetização, Letramento, Ensino fundamental, Oral genres, Phonological awareness, Literacy
Idioma
Português
Citação
BORTOTTI, Renata Barbieri. Gêneros orais como ferramenta para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 1º ano do Ensino Fundamental. 2025. 109 p. Dissertação (Mestrado
Profissional em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2025.