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Curso identidade e saberes docentes na educação inclusiva

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Orientador

Malheiro, Cícera Aparecida Lima

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT 33004129069P9

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Recurso educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa parte da tensão entre a complexidade da prática docente na educação inclusiva e o insuficiente reconhecimento e compreensão institucional do papel desempenhado pelos professores de APE e AEE, especialmente em escolas de tempo integral. Seu objetivo geral é analisar o processo de formação identitária e os saberes profissionais de professores que atuam como professores de Apoio Pedagógico Especializado (APE) e de Apoio Educacional Especializado (AEE) em escolas estaduais de tempo integral do município de Paranaíba, MS. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da História Oral como principal estratégia de coleta e análise de dados. Essa escolha metodológica possibilitou a escuta em profundidade das experiências e saberes de professores que atuam em APE e em AEE, especificamente em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em escolas estaduais de tempo integral de um município do Mato Grosso do Sul. O método adotado permitiu o acesso a narrativas que revelam elementos centrais das identidades profissionais dos participantes, bem como os desafios enfrentados na docência inclusiva. O estudo foi conduzido em seis fases: (1) revisão bibliográfica, (2) pré-entrevista, (3) entrevista, (4) pós-entrevista, (5) análise dos dados e (6) desenvolvimento do produto educacional. A revisão teórica subsidiou a compreensão da identidade e do conhecimento docente em AEE. Durante a fase de entrevista, os participantes receberam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e roteiros de entrevista norteadores. As entrevistas foram gravadas em áudio, posteriormente transcritas e acompanhadas de notas de campo. A análise foi baseada na História Oral Temática, permitindo a identificação dos significados atribuídos à formação e à prática docente. Três professores participaram da pesquisa — dois atuantes em SRMs e um em APE. Os critérios de seleção incluíram tempo de experiência e indicação de pares, priorizando profissionais com experiência consolidada. Professores com menos de um ano de experiência ou que não atuavam diretamente com alunos em educação especial foram excluídos. As interações ocorreram no ambiente escolar, respeitando a escolha do local das entrevistas pelos participantes. A pesquisa se situa no contexto de escolas estaduais de tempo integral, buscando compreender como a identidade docente se constrói na educação inclusiva. O produto educacional desenvolvido com base nos dados coletados é um curso de formação continuada intitulado "Identidade e Saberes Docentes na Educação Inclusiva", projetado para fortalecer a prática de profissionais que atuam no AEE, considerando suas experiências vividas e necessidades de formação. O curso será disponibilizado à Secretaria Estadual de Educação para potencial implementação online, em alinhamento com as políticas e realidades locais. O estudo revelou que a identidade docente na Educação Especial é construída por meio de experiências, emoções e desafios. Ele destacou a importância do desenvolvimento profissional contínuo, do conhecimento experiencial, do reconhecimento profissional e da escuta sensível como pilares fundamentais para a prática inclusiva. As narrativas demonstraram a criatividade, a resiliência e o comprometimento ético dos professores, reforçando que o reconhecimento institucional e a colaboração são essenciais para fortalecer sua identidade e fomentar práticas inclusivas eficazes.

Resumo (inglês)

This research stems from the tension between the complexity of teaching practice in inclusive education and the insufficient institutional recognition and understanding of the role played by APE and AEE teachers, especially in full-time schools. Its general objective is to analyze the identity formation process and professional knowledge of teachers working as Specialized Pedagogical Support (APE) teachers and Specialized Educational Support (AEE) teachers in full-time state schools in the municipality of Paranaíba, MS. The study employed a qualitative approach, using Oral History methodology as the main strategy for data collection and analysis. This methodological choice enabled in-depth listening to the experiences and knowledge of teachers working in APE and in AEE, specifically within Multifunctional Resource Rooms (SRM) in full-time state schools in a municipality in Mato Grosso do Sul. The adopted method allowed access to narratives that reveal core elements of the participants’ professional identities, as well as the challenges faced in inclusive teaching. The study was conducted in six phases: (1) literature review, (2) pre-interview, (3) interview, (4) post-interview, (5) data analysis, and (6) development of the educational product. The theoretical review supported the understanding of identity and teaching knowledge in AEE. During the interview phase, participants were given a Free and Informed Consent Form and guiding interview scripts. Interviews were audio-recorded, later transcribed, and accompanied by field notes. The analysis was based on Thematic Oral History, enabling the identification of meanings attributed to teacher training and practice. Three teachers participated in the research—two working in SRMs and one in APE. Selection criteria included length of experience and peer recommendations, prioritizing professionals with consolidated experience. Teachers with less than one year of experience or who were not directly involved with students in special education were excluded. Interactions occurred within school settings, respecting the participants’ choice of interview location. The research is situated in the context of full-time state schools, seeking to understand how teacher identity is constructed within inclusive education. The educational product developed based on the collected data is a continuing education course titled "Identity and Teaching Knowledge in Inclusive Education", designed to strengthen the practice of professionals working in AEE, considering their lived experiences and training needs. The course will be made available to the State Department of Education for potential online implementation, in alignment with local policies and realities. The study revealed that teacher identity in Special Education is built through experiences, emotions, and challenges. It highlighted the importance of ongoing professional development, experiential knowledge, professional recognition, and sensitive listening as key pillars for inclusive practice. The narratives demonstrated teachers’ creativity, resilience, and ethical commitment, reinforcing that institutional recognition and collaboration are essential to strengthen their identity and foster effective inclusive practices.

Descrição

Palavras-chave

Educação Inclusiva, Cibercultura, Tempo integral, Inclusive education, Cyberculture, Full time

Idioma

Português

Citação

CASTILHO, Mileidi Ferreira. Curso identidade e saberes docentes na educação inclusiva. Orientador: Cícera Aparecida Lima Malheiro. 2025. 40 f. Recurso Educacional (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


Departamentos

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