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Publicação:
O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)

dc.contributor.advisorGuimarães, Valéria dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorSilveira, Bruno Guaraldo de Paula
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-11-04T17:05:12Z
dc.date.available2019-11-04T17:05:12Z
dc.date.issued2019-10-02
dc.description.abstractOs leitores paulistas do início do século XX tiveram à sua disposição uma significativa oferta de livros sobre ioga. A Editora e Livraria d’O Pensamento, fundada em 1907, exerceu papel pioneiro na intermediação, tradução, edição e difusão destes livros, sendo a única editora especializada no ramo na cidade de São Paulo, e inaugurou, desta forma, o que se pode chamar de um mercado editorial de livros de ioga no Brasil. A Editora já contava, em 1920, com um extenso catálogo de livros espiritualistas e de ioga, uma rede de distribuição nacional via correspondência, tiragens anuais de pelo menos 25.000 exemplares ao todo, e além dos livros, publicava a revista mensal O Pensamento desde 1907, impressa ininterruptamente até a atualidade. Quais são os primeiros livros de ioga em São Paulo? Quem eram os autores e tradutores? Como foram difundidos? Como se inseriram no contexto do mercado editorial? Como pode ter se dado sua recepção e leitura? O objetivo desta dissertação é demonstrar como se deu o surgimento e a consolidação deste ramo no mercado editorial. Partindo da análise de fontes históricas e com base no “Circuito das Comunicações”, metodologia proposta por Robert Darnton, será defendida a hipótese de que os livros de ioga surgiram e se consolidaram no mercado através dos esforços de Antônio Olívio Rodrigues e seus associados na produção, difusão e criação de um público leitor cativo da ioga e do caráter eclético e cosmopolita de São Paulo durante a Belle Époque, onde um vertiginoso crescimento econômico e populacional, advindos do sucesso da economia cafeeira e da imigração em massa, gerou significativo aumento e diversificação da demanda por livros novos, cada vez mais exóticos e misteriosos, como, no caso desta dissertação, os livros de ioga.pt
dc.description.abstractSão Paulo’s reading public in the beginning of the XX century had at their disposal a significant offer of books about yoga. The Library and Publishing House “O Pensamento”, founded in 1907, played a major role in the mediation, traduction, edition and distribution of theses books, being the only specialized in the branch of yoga in São Paulo, starting what can be understood as an yoga editorial market in Brazil. The Publishing House “O Pensamento” already had, in 1920, an extensive catalogue of spiritualism books, about magic and yoga, a national distribution network through correspondence, yearly production of 25.000 books, not to mention a magazine, O Pensamento, which is being published initerruptly since 1907. What are the first books of yoga in São Paulo? Who were their authors and translators? How was the distribution? How did they fit in the editorial market context at the time? The objective of this work is to demonstrate how was the beginning and consolidation of this branch of the editorial market, starting from the analysis of historical sources. Based on “Communications’ Circuit”, methodology offered by Robert Darnton, the hypothesis that will be defended is that books about yoga arised and consolidated in editorial market through the efforts of Antonio Olívio Rodrigues and associates in the production, distribution and creation of a reading public of their own, in a very eclectic and cosmopolite São Paulo, during the Belle Époque, where a critical economical and populational growth, resulted from a successful coffee-based economy and mass immigration, generated a significant increase and diversification on the demands for new books, always more mysterious ones, like, in the case of this work, books about yoga.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.aleph000926625
dc.identifier.capes33004072013P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/190969
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistória do Livropt
dc.subjectHistória da Leiturapt
dc.subjectMercado Editorialpt
dc.subjectIogapt
dc.subjectSão Paulopt
dc.subjectHistory of the booken
dc.subjectHistory of readingen
dc.subjectEditorial marketen
dc.subjectYogaen
dc.titleO Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)pt
dc.title.alternativeThe Guru made of Paper: ioga books in São Paulo's Belle Époque (1910-1925)en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramHistória - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaHistória e culturapt
unesp.researchAreaHistória e cultura socialpt

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