Publicação: Uma proposta de avaliação diferenciada e a motivação para a aprendizagem de em uma escola pública de ensino fundamental
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Na prática, a avaliação tem desempenhado um papel mais político que pedagógico, pois não é usada como um recurso metodológico de reorientação do processo de ensino-aprendizagem. Ao invés disso é desenvolvida como instrumento e poder, de controle, tanto por parte do sistema social, como pela escola, pelo professor e quanto pelos próprios pais. O projeto de avaliação foi realizado em uma sala da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual. Referendado por resultados de pesquisas realizados com estudantes universitários e do Ensino Médio de uma escola pública que apresentaram desempenhos escolares melhores com a participação no projeto, realizamos estudos de processo pedagógico para mudar o enfoque da avaliação tradicional, da atribuição de notas aos alunos e a classificação em aptos e não aptos, para valorização da aprendizagem, fundamentados nas lógicas da avaliação formativa e fundamentos das teorias da educação. Com práticas de aprendizagem cooperativa, em estudos abertos e dirigidos, um grupo, de alunos do Ensino Fundamental foi motivado a retomar os conteúdos de uma prova passada em um processo de recuperação contínua, com a prática de mediação da aprendizagem pelo professor tendo como recurso pedagógico a prova. Os resultados, ainda que preliminares, são bastante promissores, justificando a continuidade e aprofundamento das investigações quanto à validade da proposta também no Ensino Fundamental.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação, Recuperação contínua, Formação de professores
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3730-3737