Publicação: Ensino de lógica formal e proposicional para estudantes do ensino técnico integrado ao médio: proposta de melhoria no ensino de programação de computadores e matemática
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Data
Autores
Orientador
Morgado, Eduardo Martins 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia (doutorado) - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo desta pesquisa busca um enfoque diferenciado em relação as abordagens sobre ensino e aprendizagem de matemática e programação de computadores no ensino técnico integrado ao ensino médio. A abordagem do objetivo é se há correlação positiva entre ensino de lógica formal e proposicional e melhora no ensino de matemática e lógica de programação, tomando como base as notas obtidas por alunos de três diferentes turmas do 1º ano do ensino técnico integrado ao médio nas disciplinas de lógica de programação (área técnica) e matemática (base nacional comum curricular). A pesquisa também, a luz dos resultados apresentados, visa contribuir no processo de como se daria o ensino da lógica formal e proposicional, em seus conteúdos, para que assim possa ocorrer contribuição efetiva no processo de aprendizagem de programação de computadores e matemática. O estudo se baseia em um experimento natural onde é avaliado a evolução das notas dos estudantes de lógica de programação e matemática da primeira série do ensino técnico integrado ao médio ao longo dos quatro bimestres do ano letivo. As conclusões aqui apresentadas também levam em consideração conclusões de outros artigos na literatura científica e que tenham interesse direto ou correlato na abordagem que esta tese se propõe a avaliar.
Resumo (inglês)
The aim of this study seeks to provide a different focus to approaches about teaching and learning Mathematics and Computer Programming in integrated technical high school education. The approach to the objective is whether there is a positive correlation between Formal and Propositional Logic teaching and an improvement in Mathematics and Logical Programming teaching, considering the grades obtained by students from three different 1st year classes of integrated technical high school in the subjects of Logical Programming (technical area) and Mathematics (Common National Curriculum Base). The research also, in light of the results presented, aims to contribute to the process of how Formal and Propositional Logic would be taught, in its contents, so that an effective contribution to the learning process of Computer Programming and Mathematics can occur. The study is based on a natural experiment where the students' grades progress in Logical Programming and Mathematics in the first year of integrated technical high school is evaluated throughout the four bimesters of the school year. The conclusions presented here also take into consideration findings from other articles in the scientific literature that are of direct interest or correlation to the approach that this thesis proposes to evaluate.
Descrição
Palavras-chave
Lógica formal e proposicional, Ensino técnico integrado ao médio, Lógica de programação, Matemática, Formal and propositional logic, Integrated technical high school education, Logical programming, Mathematics
Idioma
Português