Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino de lógica formal e proposicional para estudantes do ensino técnico integrado ao médio: proposta de melhoria no ensino de programação de computadores e matemática

dc.contributor.advisorMorgado, Eduardo Martins [UNESP]
dc.contributor.authorCampana, Edriano Carlos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-09-22T13:06:32Z
dc.date.available2021-09-22T13:06:32Z
dc.date.issued2021-07-20
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa busca um enfoque diferenciado em relação as abordagens sobre ensino e aprendizagem de matemática e programação de computadores no ensino técnico integrado ao ensino médio. A abordagem do objetivo é se há correlação positiva entre ensino de lógica formal e proposicional e melhora no ensino de matemática e lógica de programação, tomando como base as notas obtidas por alunos de três diferentes turmas do 1º ano do ensino técnico integrado ao médio nas disciplinas de lógica de programação (área técnica) e matemática (base nacional comum curricular). A pesquisa também, a luz dos resultados apresentados, visa contribuir no processo de como se daria o ensino da lógica formal e proposicional, em seus conteúdos, para que assim possa ocorrer contribuição efetiva no processo de aprendizagem de programação de computadores e matemática. O estudo se baseia em um experimento natural onde é avaliado a evolução das notas dos estudantes de lógica de programação e matemática da primeira série do ensino técnico integrado ao médio ao longo dos quatro bimestres do ano letivo. As conclusões aqui apresentadas também levam em consideração conclusões de outros artigos na literatura científica e que tenham interesse direto ou correlato na abordagem que esta tese se propõe a avaliar.pt
dc.description.abstractThe aim of this study seeks to provide a different focus to approaches about teaching and learning Mathematics and Computer Programming in integrated technical high school education. The approach to the objective is whether there is a positive correlation between Formal and Propositional Logic teaching and an improvement in Mathematics and Logical Programming teaching, considering the grades obtained by students from three different 1st year classes of integrated technical high school in the subjects of Logical Programming (technical area) and Mathematics (Common National Curriculum Base). The research also, in light of the results presented, aims to contribute to the process of how Formal and Propositional Logic would be taught, in its contents, so that an effective contribution to the learning process of Computer Programming and Mathematics can occur. The study is based on a natural experiment where the students' grades progress in Logical Programming and Mathematics in the first year of integrated technical high school is evaluated throughout the four bimesters of the school year. The conclusions presented here also take into consideration findings from other articles in the scientific literature that are of direct interest or correlation to the approach that this thesis proposes to evaluate.en
dc.identifier.capes33004056092P6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214502
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLógica formal e proposicionalpt
dc.subjectEnsino técnico integrado ao médiopt
dc.subjectLógica de programaçãopt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectFormal and propositional logicen
dc.subjectIntegrated technical high school educationen
dc.subjectLogical programmingen
dc.subjectMathematicsen
dc.titleEnsino de lógica formal e proposicional para estudantes do ensino técnico integrado ao médio: proposta de melhoria no ensino de programação de computadores e matemáticapt
dc.title.alternativeTeaching of formal and propositional logic to integrated technical high school students: a proposal for teaching: improvements in computer programming and mathematicsen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMídia e Tecnologia (doutorado) - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaGestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
campana_ec_dr_bauru.pdf
Tamanho:
2.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.06 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: