Publicação: Olhos educados para se odiar. O feitiço: um autorretrato de uma mulher negra ou a dramaturgia de cartas escritas por uma universitária de cor
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Data
Autores
Orientador
Monteiro, Marianna Francisca Martins 

Paixão, Adriana Pereira da
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte-Teatro - IA
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho, tem como tema o racismo estrutural dentro das instituições educacionais no Brasil, e sua influência na construção de identidade e imagem da pessoa negra. A obra busca a partir da configuração de cartas, que é um gênero textual de correspondência conhecido na literatura como gênero epistolar, expressar como a educação atrelada ao racismo atravessa a subjetividade de uma universitária negra dentro da universidade pública, durante o curso de licenciatura em arte teatro no Instituto de Artes em São Paulo. O método utilizado, passeia por uma pesquisa etnográfica e autobiográfica, onde a junção de cartas poéticas escritas a partir de memórias pessoais da autora, se apresentam como material bruto para a produção de cenas e performances teatrais. As cartas, então, se tornam recurso dramatúrgico para a representação teatral dos anseios, traumas e reflexões de uma universitária de cor. O trabalho tem como objetivo principal ser um recurso de reflexão, acolhimento, registro e pulsão criativa para estudantes, educadores, artistas e pesquisadores negros, que busquem dialogar sobre a experiência do negro nas instituições de ensino numa sociedade balizada pelo racismo. Este trabalho também se caracteriza como dramaturgia negra, pois convida aos seus correspondentes, os principais destinatários destas cartas: as pessoas negras, que ao se identificarem com a narrativa em diálogo com o material, criem suas próprias cenas e histórias. A estrutura não linear e autobiográfica, coteja com o conceito de escrevivência de Conceição Evaristo, onde a própria autora se coloca na narrativa, trazendo para a literatura sua vivência e história.
Resumo (crioulo haitiano)
Travay sa a gen kòm tèm rasis estriktirèl nan enstitisyon
edikasyon nan peyi Brezil, ak enfliyans li sou konstriksyon
idantite ak imaj sou moun nwa a. Travay la ap chèche soti nan
konfigirasyon lèt, ki se yon genre tèks korespondans, eksprime
kijan edikasyon ki lye ak rasis kwaze subjectivite yon etidyan
inivèsite nwa nan inivèsite piblik la, pandan kou diplòm nan
teyat atizay, nan Instituto de Artes. nan Sao Paulo. Metòd la
itilize, mache nan yon rechèch etnografik ak otobyografik,
kote konbinezon an nan lèt powetik ekri nan memwa pèsonèl otè
a, yo prezante kòm matyè premyè pou pwodiksyon an nan sèn. Lèt
yo, Lè sa a, vin tounen yon resous dramaturgik pou
reprezantasyon an teyat nan enkyetid yo, chòk ak refleksyon
nan yon etidyan inivèsite nan koulè. Objektif prensipal travay
la se yon resous pou refleksyon, resepsyon, enskripsyon ak
enpilsyon kreyatif pou etidyan nwa, edikatè, atis ak chèchè,
ki chache dyalòg sou eksperyans nwa a nan enstitisyon
edikasyonèl nan yon sosyete ki make pa rasis. Travay sa a
karakterize tou kòm dramaturji nwa, paske li envite
korespondan nwa li yo, ki, lè yo idantifye tèt yo ak naratif
la, nan dyalòg ak materyèl la, kreye pwòp sèn ak istwa yo.
Estrikti ki pa lineyè ak otobyografik la, koutize ak konsèp
ekriti Conceição Evaristo*, kote otè a li menm mete tèt li nan
naratif la, ki pote eksperyans li ak istwa li nan literati.
Descrição
Palavras-chave
Negras - Narrativas pessoais, Racismo na educação, Sociologia educacional, Negros - Identidade racial
Idioma
Português