Publicação: Dramaturgias furiosas: o corpo-dramaturgia de mulheres pretas e o teatro performativo
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Monteiro, Marianna Francisca Martins 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA 33004013063P4
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O corpo é um documento, pode ele ser uma dramaturgia? Partindo da noção depreendida da obra de Beatriz Nascimento sobre o corpo-documento, esta pesquisa visa compreender os modos pelos quais as camadas de significação física, simbólica e performativa do corpo de mulheres negras passam por um processo de transcriação à cena, paralelo à concepção de “orquestração sinfônica da raiva” de Audre Lorde (2021), revelando-se corpo-dramaturgia, ou ainda, Dramaturgia Furiosa. Buscamos ainda tecer relações entre estas corporeidades dramatúrgicas e as teorias sobre o Teatro Performativo de Josette Féral (2008; 2009) aplicando uma perspectiva racializada e genderizada. Para tanto, revisitamos os conceitos de “corpo” e “dramaturgia”, e realizamos a análise da obra de três artistas-autoras negras, a saber: Grace Passô em Vaga Carne (2016), Roberta Estrela D’Alva em Vai Te Catar! (2008), e a dramaturgia de minha autoria Desova: uma reza pro sol (2023). Transcorrendo sobre presença, performatividade, mulheridades e negritudes em cena, esta pesquisa investiga e evidencia o lugar cultural, social e político do corpo preto feminino enquanto dramaturgia cênica.
Resumo (inglês)
The body is a document, can it be a dramaturgy? Starting from the notion gleaned from the work of Beatriz Nascimento, on the "body-document", this research aims to understand the ways in which the layers of physical, symbolic, and performative significance of the body of black women go through a process of transcreation into the scene, parallel to the conception of "symphonic orchestration of anger" by Audre Lorde (2021), revealing itself as "body-dramaturgy", or even "Furious Dramaturgy". We also seek to weave relationships between these dramaturgical corporealities and the theories on Performative Theater by Josette Féral (2008; 2009) applying a racialized and gendered perspective. To this end, we revisited the concepts of "body" and "dramaturgy" and analyzed the work of three black artists-authors, namely: Grace Passô in Vaga Carne (2016), Roberta Estrela D'Alva in Vai Te Catar! (2008), and the dramaturgy written by me, Desova: uma reza pro sol (2023). Focusing on presence, performativity, womanhood, and blackness on stage, this research investigates and highlights the cultural, social, and political place of the black female body as a scenic dramaturgy.
Descrição
Palavras-chave
Artes cênicas, Teatro, Performance (Arte), Corpo humano, Negros nas artes cênicas, Negras
Idioma
Português
Como citar
ALVES, Beatriz Nauali do Nascimento. Dramaturgias furiosas: o corpo-dramaturgia de mulheres pretas e o Teatro Performativo. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/255969. Acesso em: