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Publicação:
O movimento Escola Nova e o discurso sobre a autonomia do professor

dc.contributor.advisorSarti, Flávia Medeiros [UNESP]
dc.contributor.authorDotson, Juliana Eduarda Anderson [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:14:08Z
dc.date.available2015-03-23T15:14:08Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis research has the objective of identifying the possible influences of the Movement entitled “New School” on discussions of the autonomy of the teacher. Understanding the importance of the Movement in relation to changes of concepts about teaching and the work of the teacher, this study seeks to identify, through bibliographic research, the beginnings of the idea of teacher autonomy in the discussions of “new school” education, especially in reference to the possibility of teachers choosing their work methods. This work will also identify connections between those discussions and more recent discussions about teacher professionalism, which emphasize teacher autonomy. In this sense, it was possible to identify the development of this issue of professional competencies. The study also analyzes the application of the concept of autonomy on Brazilian soil between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century as well as its current use. The research thus explores the concept of Teacher Autonomy in various historical settingsen
dc.description.abstractEssa pesquisa tem por objetivo identificar as possíveis influências do Movimento intitulado como “Escola Nova” no que se refere aos discursos sobre a autonomia do professor. Entendendo a importância do Movimento no sentido de intentar mudanças nas concepções sobre o ensino e no trabalho do professor, o presente estudo busca por meio de pesquisa bibliográfica, identificar indícios da presença da ideia de autonomia docente no discurso educacional escolanovista, especialmente no que se refere às possibilidades dos professores escolherem seus métodos de trabalho. Também se intenta identificar ligações entre aqueles discursos e os discursos mais atuais sobre a profissionalização do magistério, que enfatizam a autonomia do professor. Nesse sentido, foi possível destacar o desenvolvimento da questão das competências profissionais nessa relação. O estudo também analisa a aplicação do conceito de autonomia em solo brasileiro entre o final do século XIX e início do século XX, bem como aplicação utilizada atualmente. O estudo explora, pois, o conceito de Autonomia docente em momentos históricos diferenciadospt
dc.format.extent38 f.
dc.identifier.aleph000804960
dc.identifier.citationDOTSON, Juliana Eduarda Anderson. O movimento Escola Nova e o discurso sobre a autonomia do professor. 2014. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
dc.identifier.file000804960.pdf
dc.identifier.lattes7561935549573966
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118918
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscola novapt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectCompetências essenciaispt
dc.titleO movimento Escola Nova e o discurso sobre a autonomia do professorpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7561935549573966
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

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