Publicação: Ensino de Física no Brasil: algumas relações entre o número de Físicos, professores de Física, publicações e eventos na área
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Data
Autores
Orientador
Nardi, Roberto 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC 33004056079P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo tem por objetivo fazer algumas relações sobre a Física e o ensino de Física no Brasil, a partir de dados oficiais obtidos junto à Sociedade Brasileira de Física, órgãos públicos como o Ministério da Educação, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), bem como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo visa apontar algumas características da área, com a finalidade de subsidiar a tomada de ações a partir do atual cenário. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A análise procura relacionar a dimensão populacional dos Estados com o número aproximado de físicos atuantes, o número de cursos de bacharelado e licenciatura, o número de professores de Física atuantes nos estados e outros. Além disso, detalhes sobre o perfil dos cursos de licenciatura e dos professores em exercício, bem como as fontes de acesso para subsidiar o trabalho dos professores da educação básica foram objetos de estudo; dentre eles: eventos e revistas da área.
Resumo (inglês)
This study aims to draw some relations about Physics and Physics teaching in Brazil, based on official data obtained from the Brazilian Society of Physics, public institutions such as the Ministry of Education, the National Institute of Pedagogical Studies (Inep), as well as the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). The study intends pointing out some characteristics of the field, with the purpose of subsidizing the taking of actions based on the current scenario. Data were analysed quantitatively and qualitatively. The analysis seeks to relate the population size of the states with the approximate number of active physicists, the number of bachelor and licentiate courses, the number of
Physics teachers active in the states and others. In addition, details about the profile of teaching degrees and teachers in practice, as well as the sources of access to subsidize the work of basic education teachers were objects of study; among them: events and journals in this field
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Física, Formação de professores, Memórias do ensino de Física
Idioma
Português
Como citar
ALMEIDA, C. A. Ensino de Física no Brasil: algumas relações entre o número de Físicos, professores de Física, publicações e eventos na área. 2024. 103 p. (Dissertação - Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: 05 de fev. 2024. Acesso em: 05 de fev. 2024.