Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino de Física no Brasil: algumas relações entre o número de Físicos, professores de Física, publicações e eventos na área

dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Carlos Alberto de
dc.date.accessioned2024-02-05T12:10:20Z
dc.date.available2024-02-05T12:10:20Z
dc.date.issued2023-12-04
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo fazer algumas relações sobre a Física e o ensino de Física no Brasil, a partir de dados oficiais obtidos junto à Sociedade Brasileira de Física, órgãos públicos como o Ministério da Educação, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), bem como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo visa apontar algumas características da área, com a finalidade de subsidiar a tomada de ações a partir do atual cenário. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A análise procura relacionar a dimensão populacional dos Estados com o número aproximado de físicos atuantes, o número de cursos de bacharelado e licenciatura, o número de professores de Física atuantes nos estados e outros. Além disso, detalhes sobre o perfil dos cursos de licenciatura e dos professores em exercício, bem como as fontes de acesso para subsidiar o trabalho dos professores da educação básica foram objetos de estudo; dentre eles: eventos e revistas da área.pt
dc.description.abstractThis study aims to draw some relations about Physics and Physics teaching in Brazil, based on official data obtained from the Brazilian Society of Physics, public institutions such as the Ministry of Education, the National Institute of Pedagogical Studies (Inep), as well as the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). The study intends pointing out some characteristics of the field, with the purpose of subsidizing the taking of actions based on the current scenario. Data were analysed quantitatively and qualitatively. The analysis seeks to relate the population size of the states with the approximate number of active physicists, the number of bachelor and licentiate courses, the number of Physics teachers active in the states and others. In addition, details about the profile of teaching degrees and teachers in practice, as well as the sources of access to subsidize the work of basic education teachers were objects of study; among them: events and journals in this fielden
dc.identifier.citationALMEIDA, C. A. Ensino de Física no Brasil: algumas relações entre o número de Físicos, professores de Física, publicações e eventos na área. 2024. 103 p. (Dissertação - Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: 05 de fev. 2024. Acesso em: 05 de fev. 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253172
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectMemórias do ensino de Físicapt
dc.titleEnsino de Física no Brasil: algumas relações entre o número de Físicos, professores de Física, publicações e eventos na área
dc.title.alternativeTeaching Physics in Brazil: some relationships between the number of Physicists, Physics teachers, publications and events in the areaen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC 33004056079P0
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática
unesp.researchAreaFundamentos e modelos psico-pedagógicos no ensino de ciências e matemática

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
almeida_ca_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.03 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: