Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica

dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:00Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:00Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThis article is inserted in a study aimed at the identification of the main barriers for the inclusion of visually-impaired students in Physics classes. It focuses on the understanding of the communication context which facilitates or hardens the effective participation of students with visual impairment in Mechanics activities. To do so, the research defines, from empirical - sensory and semantic structures, the language to be applied in the activities, as well as, the moment and the speech pattern in which the languages have been used. As a result, it identifies the rela tion between the uses of the interdependent audio-visual empirical lan guage structure in the non-interactive episodes of authority; the decrease in the use of this structure in interactive episodes; the creation of educa tional segregation environments within the classroom and the frequent use of the interdependent tactile-hearing empirical language structure in such environments.en
dc.description.abstractO presente artigo encontra-se inserido dentro de um estudo que visa identificar as principais barreiras para a inclusão de alunos com defi ciência visual em aulas de Física. Objetiva compreender os contextos comunicacionais que favorecem e os que dificultam a participação efetiva do aluno cego em atividades de mecânica. Para tal, define, a partir das estruturas empírica e semântico-sensorial, a linguagem utilizada nas ativi dades, bem como o momento e o padrão discursivo em que essas lingua gens foram empregadas. Como resultado, identifica a relação entre o emprego de linguagem de estrutura empírica audiovisual interdependente em episódios não-interativos/de autoridade, o decrescimento da utiliza ção de tal estrutura nos episódios interativos, a criação de ambientes segregativos de ensino no interior da sala de aula, e a frequente utilização de linguagem de estrutura empírica tátil-auditiva interdependente nesses ambientes.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent27-48
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120203
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 27-48, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172010120203
dc.identifier.fileS1983-21172010000200027.pdf
dc.identifier.issn1415-2150
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes3417921730250572
dc.identifier.scieloS1983-21172010000200027
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134496
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectMechanics teachingen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectCommunicational contexten
dc.subjectEnsino de mecânicapt
dc.subjectDeficiência visualpt
dc.subjectContexto comunicacionalpt
dc.titleContextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânicapt
dc.title.alternativeAdequate and inadequate communicational context for the inclusion of visually-impaired students in mechanic classesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes3417921730250572
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172010000200027.pdf
Tamanho:
156.9 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format