Logotipo do repositório
 

Publicação:
Professores de inglês da rede pública na Cultura Digital: mapeando suas percepções acerca da tecnologia e da competência digital

dc.contributor.advisorRozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
dc.contributor.authorKairallah, Sthefanie Kalil [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-05-20T16:24:33Z
dc.date.available2020-05-20T16:24:33Z
dc.date.issued2020-03-20
dc.description.abstractNos últimos anos, com a expansão das tecnologias, presenciamos o surgimento de diferentes dispositivos, programas e aplicativos, tornando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) cada vez mais presentes no mundo, em diferentes contextos na era da Cultura Digital (SANTAELLA, 2003; BERTOLDO, SALTO E MILL, 2018; KENSKI, 2018). Desse modo, no panorama educacional contemporâneo, ressalta-se os desafios advindos dessa nova era, pois, se por um lado essas ferramentas podem potencializar o trabalho dos educadores, sem delimitação espaçotemporal, por outro elas exigem suporte e Competência Digital dos professores e alunos (UNESCO, 2008, 2014, 2016). Nesse sentido, inúmeras são as discussões acerca da formação de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva (FREIRE, 1979; MOURA-FILHO, 2011) e perceptiva (MERLEAU-PONTY, 1999; MATOS E JARDILINO, 2016), para o ensino de línguas aliado ao uso das tecnologias (BAX, 2003; LEFFA, 2012; PAIVA, 2013; MARQUES-SCHÄFER E ROZENFELD, 2017). Além do mais, percebe-se o descompasso entre a velocidade transformacional das TDICs e a morosidade em integrá-las na Educação e na formação docente, bem como as condições de infraestrutura, a oferta e o manejo de recursos tecnológicos (KENNISNET, 2015; ALMEIDA E VALENTE, 2016). Partindo desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores de inglês da rede pública de ensino acerca da relevância do uso das TDICs em sala de aula, da infraestrutura para tal uso e de sua Competência Digital. Caracteriza-se como uma pesquisa de base qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos o Estudo de Caso (YIN, 2001, 2016). Os participantes foram cinco professores de língua inglesa e o contexto de investigação se deu em uma escola pública de Educação Básica, no interior do estado de São Paulo. Os resultados evidenciam que os professores percebem os fatores externos, isto é, a infraestrutura escolar e os recursos ofertados, como obstáculos para o uso de TDICs em sala de aula, devido a sua precariedade, bem como as lacunas existentes em sua formação, tanto inicial, quanto continuada. No entanto, eles reconhecem a relevância do uso de ferramentas tecnológicas para ensinar inglês, embora não se considerem plenamente inseridos e aptos a atuarem na era da Cultural Digital. Sobre a própria Competência Digital, os resultados indicam que a maioria dos educadores não se caracteriza como competentes o suficiente para utilizar as TDICs nos processos de ensino/aprendizagem. Todavia, constatamos incoerências nos dados obtidos dos participantes, pois nos mostram que, embora os docentes não se percebam com determinadas Competências Digitais, eles perpassam, de forma não linear, por mais de um dos três níveis dessas competências – Conhecer, Utilizar e Transformar (UNESCO, 2016).pt
dc.description.abstractIn recent years, with the expansion of technologies, we have witnessed the emergence of different devices, programs and applications, making Digital Information and Communication Technologies (DICTs) increasingly present in the world, in different contexts in the era of Digital Culture (SANTAELLA, 2003; BERTOLDO, SALTO AND MILL, 2018; KENSKI, 2018). Thus, in the contemporary educational perspective, the challenges arising from this new era are emphasized, since, on the one hand, these tools can enhance the work of educators, without spatiotemporal delimitation, on the other, they require support and Digital Competence from teachers and students (UNESCO, 2008, 2014, 2016). In this sense, there are countless discussions about teacher education, in a critical-reflexive (FREIRE, 1979; MOURA-FILHO, 2011) and perceptive view (MERLEAU-PONTY, 1999; MATOS E JARDILINO, 2016), for teaching languages combined with the use of technologies (BAX, 2003; LEFFA, 2012; PAIVA, 2013; MARQUES-SCHÄFER AND ROZENFELD, 2017). Furthermore, there is a mismatch between the transformational speed of DICTs and the delay in integrating them in Education and teacher education, as well as the conditions of infrastructure, proposition and use of technological resources (KENNISNET, 2015; ALMEIDA AND VALENTE, 2016). Based on this scenario, the present work aims to analyze the perceptions of English teachers in the public school about the relevance of using DICTs in the classroom, the infrastructure for such use and their Digital Competence. It is characterized as a qualitative research, using the Case Study as methodological procedures (YIN, 2001, 2016). The participants were five English language teachers and the research context took place in a public school of Basic Education, in a town of the state of São Paulo. The results show that the teachers perceive the external factors, that is, the school infrastructure and the resources offered, as obstacles to the use of DICTs in the classroom, due to their precariousness, as well as the existing gaps in their education, both initial, as continued. However, they recognize the relevance of using technological tools to teach English, although they do not consider themselves fully inserted and able to act in the era of Digital Culture. Regarding Digital Competence itself, the results indicate that most educators are not characterized as competent enough to use DICTs in the teaching/learning processes. However, we found inconsistencies in the data obtained from the participants, as they show us that, although teachers do not perceive themselves with certain Digital Competences, they cross, in a non-linear way, more than one of the three levels of these competencies – Knowing, Using and Transforming (UNESCO, 2016).en
dc.identifier.aleph000931464
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.lattes0943223045871060
dc.identifier.orcid0000-0001-8915-9541
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192605
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCultura Digitalpt
dc.subjectTecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC)pt
dc.subjectDigital Cultureen
dc.subjectDigital Information and Communication Technology (DICT)en
dc.subjectCompetência digitalpt
dc.subjectPercepção docentept
dc.subjectFormação de professores de inglês da rede públicapt
dc.subjectDigital competenceen
dc.subjectTeacher’s perceptionen
dc.subjectPublic school english teachers educationen
dc.titleProfessores de inglês da rede pública na Cultura Digital: mapeando suas percepções acerca da tecnologia e da competência digitalpt
dc.title.alternativeEnglish teachers from public schools in Digital Culture: mapping their perceptions about technology and digital competenceen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0943223045871060
unesp.advisor.orcid0000-0001-8915-9541
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt
unesp.researchAreaEnsino/Aprendizagem de línguapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
kairallah_sk_me_arafcl.pdf
Tamanho:
1.71 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: