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Publicação:
Terceira idade:ação-reflexão sócio ambientais

dc.contributor.authorScapol, Maria Elvira Sogayar [UNESP]
dc.contributor.authorBertoncello, Sérgio Luiz [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Ana Paula de Castro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:08:18Z
dc.date.available2017-01-18T18:08:18Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: A educação ambiental é um processo de aprendizagem contínuo, participativo e interdisciplinar que busca o equilíbrio entre a dimensão individual e coletiva das complexas ações intencionais, sejam elas políticas, econômicas, culturais ou sociais, das relações entre os indivíduos e o ambiente, com o objetivo de transformar as formas predatórias existentes das comunidades, as tornando sustentáveis e modificando a relação homem-natureza. O sub-projeto de educação ambiental na terceira idade, desenvolvido junto ao grupo de convivência do Centro de Lazer Nova Aurora, vincula-se ao Projeto A formação de educadores ambientais pela investigação-ação-participativa: uma proposta metodológica de professores e alunos do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. Objetivos: discutir os problemas sócio-ambientais e os modos de consumo da terceira idade; contribuir para mudanças de hábitos conscientes entre os integrantes do grupo da terceira idade; conscientização ambiental em busca de melhoria na qualidade de vida; vivenciar ações de planejamento participativo com o objetivo de atingir os objetivos de autonomia e continuidade nas ações educativas ambientais. Métodos: com 10 sujeitos de um grupo de Terceira Idade, durante o ano de 2002, pela metodologia da pesquisa ação, foi realizado um levantamento preliminar de áreas de interesse do grupo e o tema escolhido, para estudo e ação, foi “ervas medicinais”. Para conhecer melhor o tema, articulando sensibilização e conscientização sobre a questão ambiental, foram realizadas visitas na horta de ervas medicinais, Jardim Botânico e Casa da Natureza, Unesp (Botucatu). Além disso, desenvolvem-se vivências por meio de desenhos, colagens, poesias, fotos e filmagens das atividades realizadas. Também realiza-se palestras para aprofundar o tema em estudo. Resultados: O sub-projeto está em andamento, mas resultados parciais já podem ser identificados. Até o momento, verificamos a sensibilização do grupo em torno da temática ambiental, utilizando a informação sobre as ervas medicinais para dar início ao vínculo com o grupo e, introdução aos problemas ambientais. Observou-se uma gradativa tomada de consciência e aquisição de informação sobre o meio ambiente e seus reflexos na qualidade de vida dos integrantes do grupo. Através do tema ervas medicinais, gerador de ações sobre o meio ambiente, pretende-se, ainda, os seguintes resultados: 1- refletir sobre o corpo e a moradia como “meu ambiente”, 2- realizar um mapeamento ambiental dos lugares onde ocorrem as relações sociais desse grupo de Terceira Idade, identificando e selecionando temas ambientais para ações do grupo 3- promover a realização de uma ação ambiental grupal: a horta comunitária do Centro.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e15.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148301
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleTerceira idade:ação-reflexão sócio ambientaispt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

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