Publicação: Terceira idade:ação-reflexão sócio ambientais
dc.contributor.author | Scapol, Maria Elvira Sogayar [UNESP] | |
dc.contributor.author | Bertoncello, Sérgio Luiz [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Paula de Castro [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:18Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:18Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: A educação ambiental é um processo de aprendizagem contínuo, participativo e interdisciplinar que busca o equilíbrio entre a dimensão individual e coletiva das complexas ações intencionais, sejam elas políticas, econômicas, culturais ou sociais, das relações entre os indivíduos e o ambiente, com o objetivo de transformar as formas predatórias existentes das comunidades, as tornando sustentáveis e modificando a relação homem-natureza. O sub-projeto de educação ambiental na terceira idade, desenvolvido junto ao grupo de convivência do Centro de Lazer Nova Aurora, vincula-se ao Projeto A formação de educadores ambientais pela investigação-ação-participativa: uma proposta metodológica de professores e alunos do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. Objetivos: discutir os problemas sócio-ambientais e os modos de consumo da terceira idade; contribuir para mudanças de hábitos conscientes entre os integrantes do grupo da terceira idade; conscientização ambiental em busca de melhoria na qualidade de vida; vivenciar ações de planejamento participativo com o objetivo de atingir os objetivos de autonomia e continuidade nas ações educativas ambientais. Métodos: com 10 sujeitos de um grupo de Terceira Idade, durante o ano de 2002, pela metodologia da pesquisa ação, foi realizado um levantamento preliminar de áreas de interesse do grupo e o tema escolhido, para estudo e ação, foi “ervas medicinais”. Para conhecer melhor o tema, articulando sensibilização e conscientização sobre a questão ambiental, foram realizadas visitas na horta de ervas medicinais, Jardim Botânico e Casa da Natureza, Unesp (Botucatu). Além disso, desenvolvem-se vivências por meio de desenhos, colagens, poesias, fotos e filmagens das atividades realizadas. Também realiza-se palestras para aprofundar o tema em estudo. Resultados: O sub-projeto está em andamento, mas resultados parciais já podem ser identificados. Até o momento, verificamos a sensibilização do grupo em torno da temática ambiental, utilizando a informação sobre as ervas medicinais para dar início ao vínculo com o grupo e, introdução aos problemas ambientais. Observou-se uma gradativa tomada de consciência e aquisição de informação sobre o meio ambiente e seus reflexos na qualidade de vida dos integrantes do grupo. Através do tema ervas medicinais, gerador de ações sobre o meio ambiente, pretende-se, ainda, os seguintes resultados: 1- refletir sobre o corpo e a moradia como “meu ambiente”, 2- realizar um mapeamento ambiental dos lugares onde ocorrem as relações sociais desse grupo de Terceira Idade, identificando e selecionando temas ambientais para ações do grupo 3- promover a realização de uma ação ambiental grupal: a horta comunitária do Centro. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e15.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148301 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Terceira idade:ação-reflexão sócio ambientais | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |