Publicação: A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas
dc.contributor.author | Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:22:01Z | |
dc.date.available | 2014-05-20T13:22:01Z | |
dc.date.issued | 2012-06-01 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo foi analisar, nas interações realizadas por escrito dentro de um chat educacional, os tipos de operacionalização para o processo da correção - enquanto procedimento de reformulação, de acordo com a Perspectiva Textual-Interativa. O corpus, constituído por 31 sessões e por 17 participantes (1 professor e 16 alunos), mostrou a presença de quatro tipos de operacionalização da correção: autocorreção autoiniciada, autocorreção heteroiniciada, heterocorreção autoiniciada e heterocorreção heteroiniciada. O maior número de ocorrências foi o da autocorreção autoiniciada. Esse resultado sugere que: i) os participantes, nesse contexto, parecem se preocupar em preservar a auto-imagem, já que a correção não era essencial à compreensão do texto; ii) os escreventes conhecem as regras e, por isso, se monitoram; iii) a própria ferramenta chat contribui para a autocorreção autoiniciada; e iv) a preferência pela autocorreção autoiniciada parece evitar que o professor assuma o papel de corretor do curso de língua. Foram identificados, ainda, padrões de reformulação com e sem marcadores inscritos na materialidade do texto. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this article was to analyse in written educational chat interactions the types of operation of correction process as a reformulation procedure according to Textual-Interactive Perspective. Our corpus is formed by 31 sessions and 17 participants (1 teacher and 16 students) and four types of correction operations were identified: self-initiated self-correction, other-initiated self-correction, self-initiated other-correction and other-initiated other-correction. The highest number of occurrences was the self-initiated self-correction. This result suggests that: i) the participants in such context seem to worry about preserving the self-image since correction was not essential to text comprehension; ii) the participants know the rules and because of them they monitor themselves; iii) the chat tool itself contributes to the self-initiated self-correction; and iv) the self-initiated self-correction preference seems to avoid the teacher's language corrector function. Patterns of reformulation with and without marks inscribed in the text materiality were also identified. | en |
dc.description.affiliation | UNESP | |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP | |
dc.format.extent | 119-151 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132012000100007 | |
dc.identifier.citation | Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 51, n. 1, p. 119-151, 2012. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0103-18132012000100007 | |
dc.identifier.file | S0103-18132012000100007.pdf | |
dc.identifier.issn | 0103-1813 | |
dc.identifier.scielo | S0103-18132012000100007 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/6409 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada | |
dc.relation.ispartof | Trabalhos em Linguística Aplicada | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | correção | pt |
dc.subject | reformulação | pt |
dc.subject | chat educacional | pt |
dc.subject | perspectiva textual-interativa | pt |
dc.subject | ensino de espanhol | pt |
dc.subject | correction | en |
dc.subject | reformulation | en |
dc.subject | educational chat | en |
dc.subject | textual-interactive perspective | en |
dc.subject | spanish teaching | en |
dc.title | A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas | pt |
dc.title.alternative | The correction as a process of reformulation in educational chat written in spanish by Brazilians: types of operation and marks | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0103-18132012000100007.pdf
- Tamanho:
- 878.42 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 1.71 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: