Logotipo do repositório
 

Publicação:
Protagonismo quilombola: seus sujeitos e seus saberes influenciando a educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This article aims at presenting the quilombola people and their knowledge, as they influence education, as well as and the education that exists in these communities in Brazil, particularly in the state of São Paulo. Furthermore, it tries to explain what are the quilombos, the origin of the term and the political and cultural history of these populations in the country, drawing a time continuum to facilitate the understanding of the reality of these groups and communities in various parts of the country in the XXI century. Thus we will have the opportunity to reflect, discuss and clarify some aspects that guide the reality of the quilombola communities in Brazil, and therefore to expand our critical capacity about the present educational process.

Resumo (português)

O artigo visou apresentar os sujeitos e os saberes quilombolas que influenciam a educação, bem como a educação existente nestas comunidades no Brasil e em particular no Estado de São Paulo.

Descrição

Palavras-chave

Leadership, Quilombola, leaders, quilombismo, knowledge, Education, Educação, Quilombo, quilombola, saberes, sujeitos

Idioma

Português

Como citar

Comunicações, v. 1, n. jun-2014, p. 105-117, 2014.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação