Publicação: Gestos de criação entre palavras e imagens: poetizar o silêncio, escrever em ruínas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Serrano, Eliane Patrícia Grandini 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA 41002016026P1
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem o objetivo de compartilhar uma experiência estética/estésica na aula de Arte de uma escola pública do município de Campinas/SP com estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da fotografia como possibilidade para pensar e recriar o cotidiano, a partir de ações como olhar, caminhar, habitar, reinventar, escavar, costurar, grafar, arriscar e contaminar como indicativos para a produção de imagens e escritas propositivas. Ao mesmo tempo, a pesquisa também se desdobra e investiga os percursos de viagem da pesquisadora ao longo de sua carreira docente, na relação com a poesia e com a fotografia, na qual os escritos sobre as imagens também se revelam como textos imagéticos à medida que a descrição também fornece elementos para a elaboração de outros cenários de experimentação da imagem e da palavra no campo expandido em processo. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o Ensino de Arte na escola pública, a partir da aposta entre imagens e palavras como materialidades para se produzir, criar, inventar e potencializar os processos de criação dos estudantes, por meio da caminhada como forma de ocupar os (entre)lugares do corpo na escola.
Resumo (inglês)
This work aims to share an aesthetic/aesthetic experience in Art class of a public school in Campinas city , São Paulo, with students in the 9th year of Elementary School, through photography as a possibility for think and recreate the daily life, from actions such as look, walk, dwell, reinvent, dig, sew, write, risk and contaminate as indications for production of images and propositional writings. At the same time, the research also unfolds and investigates the researcher's journeys throughout her teaching career, in her relationship with poetry and photography, in which the writings about the images are also revealed as imagetic texts, as the description also provides elements for the elaboration of other scenarios for experimenting with image and word in the expanded field in process. Therefore, this work aims to contribute to Art Teaching in public school, from the bet between images and words as materialities for produce, make, invent and boost the student’s creative processes, through walking as a way occupy the in-between places the body at school.
Resumo (espanhol)
El objetivo de este trabajo es compartir una experiencia estética/estética en el aula de arte de una escuela pública del municipio de Campinas/SP con alumnos del 9º año de la enseñanza primaria, a través de la fotografía como posibilidad de pensar y recrear la vida cotidiana, a partir de acciones como mirar, caminar, habitar, reinventar, cavar, coser, escribir, arriesgar y contaminar como indicaciones para la producción de imágenes y escrituras propositivas. Al mismo tiempo, la investigación también despliega e indaga en los recorridos de la investigadora a lo largo de su carrera docente, en su relación con la poesía y la fotografía, en la que los escritos sobre las imágenes también se revelan como textos imagéticos ya que la descripción también aporta elementos para la elaboración de otros escenarios de experimentación con la imagen y la palabra en el campo expandido en proceso. Por lo tanto, este trabajo pretende contribuir a la enseñanza del arte en las escuelas públicas, a partir de la apuesta entre imágenes y palabras como materialidades para producir, crear, inventar y potenciar los procesos creativos de los alumnos, a través del caminar como forma de ocupar los lugares (intermedios) del cuerpo en la escuela.
Descrição
Palavras-chave
Arte - Estudo e ensino, Arte na educação, Fotografia na educação
Idioma
Português
Como citar
SANTOS, Barbara dos. Gestos de criação entre imagens e palavras: poetizar o silêncio, escrever em ruínas. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.