Publicação:
Vivenciando e disseminando os jogos populares nas aulas de educação física no quarto ano do ensino fundamental I

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Data

2025-02-10

Orientador

Brancati, Paulo Roberto

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Dissertação foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em rede Nacional de Educação Física - ProEF da Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP, na área de concentração de Educação Física Escolar. Atualmente, observamos que as crianças estão deixando de brincar e vivenciar os jogos populares. Isso pode ser devido ao aumento da violência, a ausência de espaços, o avanço da tecnologia e o fato de que as famílias trabalham muito e tem pouco tempo para jogar e brincar com seus filhos, teve como propósito desenvolver conhecimentos sobre os jogos populares nas aulas de Educação Física e que os alunos os disseminem estabelecendo um resgate cultural. A escola tem um papel fundamental, principalmente, nas aulas de Educação Física na qual os jogos fazem parte do conteúdo. Com o planejamento e objetivos claros, esses permitem que aconteça o resgate e disseminação dos jogos, promovendo oportunidades de conhecerem como eles foram construídos, a cultura, suas modificações, e ressignificações, possibilitando adaptá-los para vivenciá-los em seu cotidiano. Como objetivos específicos seguem: a) levantar os conhecimentos dos alunos sobre os jogos populares e construir novo repertório sobre o que são os jogos populares; b) conhecer a sua construção, importância; e relação com a cultura; c) proporcionar aos alunos a experimentação de alguns jogos populares; d) realizar a análise, por meio de um resgate, no qual os alunos passem a vivenciar e ensinar outras pessoas em seu cotidiano; e) confeccionar com os alunos dois jogos populares para vivenciarem em seu cotidiano. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Cidade de Tupã/SP especificamente em uma sala de quarto ano do matutino, do Ensino fundamental, tendo vinte alunos. Como proposta de intervenção foi aplicada uma sequência didática sobre jogos populares, utilizando, como recursos slides, TV, computadores, plataforma Google formulário, imagens e vídeos e materiais diversificados para experimentação. Os resultados mostraram que a escola é um espaço para que os alunos conheçam os jogos populares, o professor precisa planejar suas aulas além do fazer, permitindo que os alunos conheçam a origem, transformações, se apropriem do conhecimento sobre os jogos e passem a vivenciá-lo em seu cotidiano, ensinando outras pessoas permitindo um resgate a cultura dos jogos populares.

Resumo (inglês)

Currently, we observe that children are no longer playing and experiencing popular games. This may be due to the increase in violence, the lack of spaces, the advancement of technology, and families who work a lot and have little time to play with their children. The general objective of this research was to develop knowledge about popular games in Physical Education classes and for students to disseminate them, thus rescuing their culture. School has a fundamental role, especially in Physical Education classes in which games are part of the content. With clear planning and objectives, these games can be rescued and disseminated, promoting opportunities for students to learn how these games were constructed, the issue of culture, their modifications and resignifications, enabling them to adapt the experience in their daily lives. The specific objectives were: a) to raise students' knowledge about popular games and build a new repertoire about what popular games are; b) to understand their construction, importance, and relationship with culture; c) to provide students with the opportunity to experiment with some popular games; d) perform the analysis, through a rescue, in which the students begin to experience and teach other people in their daily lives; e) make two popular games with the students to experience in their daily lives. The research was carried out in a municipal school of Early Childhood and Elementary Education in the city of Tupã/SP, specifically in a fourth-grade classroom of Elementary Education, with twenty students in the morning period. As an intervention proposal, a didactic sequence on popular games was applied, using slides, TV, computers, Google Forms platform, images and videos and diverse materials for experimentation as resources. The results showed that the school is a space for students to learn about popular games. The teacher needs to plan their classes in addition to doing, allowing students to learn about the origin, transformations, appropriate the knowledge and begin to experience the games in their daily lives, teaching other people and allowing a rescue of the culture of popular games.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

ZACARIAS, Isabel Nunes. Vivenciando e disseminando os jogos populares nas aulas de educação física no quarto ano do ensino fundamental I. Orientador: Paulo Roberto Brancatti. 2025. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025

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