Publicação: Dois ensaios sobre a cegueira: José Saramago, Fernando Meirelles e a nova revolução
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Data
Orientador
Junqueira, Renata Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Literários - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem por objetivo analisar um dos filmes baseados em textos literários e dirigidos por Fernando Meirelles – Blindness, obra produzida em 2008, que em português permaneceu com o título de Ensaio sobre a cegueira, inspirada no romance homônimo de José Saramago. O autor, além de um dos principais escritores em língua portuguesa, foi um importante militante político empenhado em causas sociais. No Ensaio, observamos um narrador que, além de relatar acontecimentos, também se detém em digressões e analisa como as figuras femininas, retratadas de diferentes maneiras, são as detentoras do poder de transformação da sociedade. Partindo da própria matéria narrativa que compõe o universo fictício do escritor português, buscaremos bases no feminismo marxista tal como o defende Heleieth Saffioti para ler as dimensões e as tessituras que compõem o feminino no ínterim do texto literário. Pretendemos ainda iluminar a construção de sentidos no filme, destacando como a cegueira e seus desdobramentos, que representam a incapacidade do homem contemporâneo de enxergar a si próprio e o ambiente ao seu redor, são explorados por Meirelles.
Resumo (inglês)
This present work aims to analyze one of the films based on literary texts and directed by Fernando Meirelles - Blindness, a work produced in 2008, which in Portuguese language remained under the title “Ensaio sobre a cegueira”, inspired by the namesake book by José Saramago. The author, besides being one of the main writers in Portuguese, was an important political activist committed to social causes. In the “Ensaio”, we observe a narrator who, in addition to reporting events, also performs digressions and analyzes how female figures, exploited in different ways, are the holders of the transformative power of the society. Starting from the narrative material that makes up the fictional universe of the Portuguese writer, we will look for bases in Marxist feminism as defended by Heleieth Saffioti to read the dimensions and the compositions that make up the feminine throughout the literary text. We also intend to illuminate the construction of meanings in the film, highlighting how blindness and its unfolding, which represent the inability of contemporary man to see himself and the environment around him, are explored by Meirelles.
Descrição
Palavras-chave
Literatura, Cinema, Feminino, José Saramago, Fernando Meirelles
Idioma
Português