Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação continuada de professores no contexto educacional inclusivo: LIBRAS a Distância

dc.contributor.authorGiroto, Claudia Regina Mosca [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorMilanez, Simone Ghedini Costa [UNESP]
dc.contributor.authorPoker, Rosimar Bortoloni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:32Z
dc.date.available2016-06-28T17:31:32Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA política educacional inclusiva, implantada pelos sistemas educacionais estaduais e municipais, do Brasil, prevê que os alunos com surdez estudem nas classes regulares de ensino. Nesse contexto, o uso e o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais são imprescindíveis. Por essa razão, em 2009, foi desenvolvido em parceria com a FFC/UNESP, um curso de extensão de LIBRAS de 120 horas, na modalidade à distância, financiado pelo Programa de Formação Continuada de Professores, da SEESP – MEC, para professores das escolas públicas brasileiras. Diante desta realidade, a presente pesquisa pretendeu analisar o conteúdo do curso, a avaliação dos professores sobre o mesmo e, também, verificar a impressão dos professores sobre um curso oferecido na modalidade à distância. Foram analisados: o projeto do curso, o relatório científico e as planilhas de avaliação preenchidas pelos cursistas. Constatou-se que o curso teve três módulos: introdução sobre educação à distância; reflexão teórica sobre o uso da LIBRAS no contexto educacional inclusivo, e atividades práticas do uso da LIBRAS. Participaram 548 professores de escolas públicas, vinculados a 19 secretarias e/ou diretorias de ensino, de várias regiões do Brasil. A análise demonstrou que os professores avaliaram satisfatoriamente o curso apontando que favoreceu a interação com os alunos surdos. Quanto ao uso da modalidade de ensino a distância, os cursistas tiveram dificuldades com a banda larga, o que prejudicou o acesso aos materiais. Entretanto, consideraram o ensino a distância interessante, pois aprenderam a mexer com ferramentas até então desconhecidas, bem como tiveram oportunidade de aprimorar seus conhecimentos tecnológicos.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educacao Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
dc.format.extent4908-4914
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4908-4914
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-4908-4914.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes4452908824871363
dc.identifier.lattes5115827279189665
dc.identifier.orcid0000-0001-8019-6506
dc.identifier.orcid0000-0001-6267-8085
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139746
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLibraspt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectEnsino a Distânciapt
dc.titleFormação continuada de professores no contexto educacional inclusivo: LIBRAS a Distânciapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4452908824871363[4]
unesp.author.lattes5115827279189665[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8019-6506[4]
unesp.author.orcid0000-0001-6267-8085[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-4908-4914.pdf
Tamanho:
27.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format