Publicação: Diálogo intertextual nas epígrafes de Inocência de Taunay
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Data
Orientador
Ramos, Nelson Luís 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Uma vez que o rico universo literário de Taunay permite uma série de diálogos intertextuais, esta dissertação se propõe a analisar como o autor, nas epígrafes do romance Inocência, dialoga com obras que datam da Antiguidade Clássica ao Romantismo, bem como a relação entre as epígrafes e o enredo da obra. Taunay faz uso das epígrafes de maneira estratégica, empregando-as como elementos que antecipam temas, sugerem leituras e ampliam a intertextualidade da obra. Cada capítulo é introduzido por uma epígrafe, frequentemente retirada de textos literários, filosóficos ou históricos, estabelecendo um diálogo entre a narrativa e outras tradições discursivas. Esse recurso demonstra um refinado conhecimento do autor sobre a literatura e a cultura de sua época, além de reforçar a seriedade e a profundidade da história que será narrada. Dessa forma, as epígrafes não apenas servem como ornamento, mas desempenham uma função essencial na construção do sentido da obra. Ao longo do romance, Taunay demonstra uma consciência sofisticada do papel das epígrafes, tornando-as parte integrante da experiência de leitura. Elas não apenas enriquecem o texto principal, mas também desafiam o leitor a estabelecer conexões entre os trechos citados e os acontecimentos narrados. Essa prática reflete um uso refinado do paratexto, ao transformar as epígrafes em elementos que moldam a recepção da obra. Assim, a presença constante dessas citações ao longo de Inocência reforça a complexidade do romance e sua inserção em uma tradição literária que valoriza o diálogo entre diferentes textos e discursos.
Resumo (inglês)
Since Taunay's rich literary universe allows for a series of intertextual dialogues, this dissertationproposes to analyze how the author, in the epigraphs of the novel Inocência, dialogues with works dating from Classical Antiquity to Romanticism, as well as the relationship between the epigraphs and the plot of the work. Taunay uses epigraphs strategically, employing them as elements that anticipate themes, suggest readings and expand the intertextuality of the work. Each chapter is introduced by an epigraph, often taken from literary, philosophical or historical texts, establishing a dialogue between the narrative and other discursive traditions. This resource demonstrates the author's refined knowledge of the literature and culture of his time, in addition to reinforcing the seriousness and depth of the story that will be narrated. In this way, epigraphs not only serve as ornamentation, but also play an essential role in constructing the meaning of the work. Throughout the novel, Taunay demonstrates a sophisticated awareness of the role of epigraphs, making them an integral part of the reading experience. They not only enrich the main text, but also challenge the reader to establish connections between the quoted passages and the events narrated. This practice reflects a refined use of paratext, transforming epigraphs into elements that shape the reception of the work. Thus, the constant presence of these quotations throughout Inocência reinforces the complexity of the novel and its insertion in a literary tradition that values dialogue between different texts and discourses.
Descrição
Palavras-chave
Inocência, Taunay, Epígrafes, Intertextualidade, Paratextos editoriais, Epigraphs, Intertextuality, Editorial paratexts
Idioma
Português
Como citar
BARRETO, Ana Cristina Alves de Paula. Diálogo intertextual nas epígrafes de Inocência de Taunay. 2025. 191 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2025.