Publicação:
O movimento modernista brasileiro a partir do Role Playing Game no Ensino Fundamental II

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Data

2024-12-12

Orientador

Simões, Rosa Maria Araújo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Artes Visuais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O contexto educacional contemporâneo busca, cada vez mais, pelo desenvolvimento de práticas pedagógicas que insiram o estudante no processo de ensino-aprendizagem, a fim de promover a participação, vivência, pesquisa e reflexão. Nesse sentido, surge o Role Playing Game — RPG como material didático alternativo, que trabalha a criatividade e a fantasia com a contação de histórias e a interpretação, promovendo participação e assimilação do conteúdo. Assim, com essa proposta lúdica e cooperativa, os estudantes, juntos, vivenciam as aventuras como personagens, tomando decisões em conjunto e sendo criativos durante o desenvolvimento da aventura. A pesquisa se guia pela questão “Como criar um jogo para o processo de ensino-aprendizagem do modernismo brasileiro?”, visando produzir um jogo em formato de RPG que potencialize as ações pedagógicas para os estudantes do Ensino Fundamental II, envolvendo artistas representantes do movimento modernista brasileiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa para a exploração e avaliação dos dados levantados, com obras que tratam sobre o modernismo brasileiro; das possibilidades de aplicação do RPG; de como desenvolver uma história própria; e porque o jogo seria funcional no ensino de Arte. Como resultado da pesquisa, foi possível desenvolver a aventura “Missão Modernista”, não somente aprimorando o ensino de história da arte, como, também, contribuindo para novos recursos inovadores no campo educacional.

Resumo (inglês)

The contemporary educational context increasingly seeks to develop pedagogical practices that insert students into the teaching-learning process, in order to promote participation, experience, research and reflection. In this sense, the Role Playing Game — RPG emerges as an alternative teaching material, which works on creativity and fantasy together with storytelling and interpretation, promoting participation and assimilation of the content. Thus, with this playful and cooperative proposal, students, together, experience the adventures as characters, making decisions together and being creative during the development of the adventure. The research is guided by the question “How to create a game for the teaching-learning process of Brazilian modernism?”, with the aim of producing a game in an RPG format that enhances pedagogical actions for Elementary School II students, involving artists representatives of the Brazilian modernist movement. To this end, bibliographical and qualitative research was carried out to explore and evaluate the data collected, with works that deal with Brazilian modernism; he possibilities of applying RPG; how to develop your own story; and why the game would be functional in teaching Art. As a result of the research, it was possible to develop the “Modernist Mission” adventure, not only improving the teaching of art history, but also contributing to new innovative resource in the educational field.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SPADARI, Angélica. O movimento modernista brasileiro a partir do Role Playing Game no Ensino Fundamental II. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 133f. 2024.

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