Publicação:
O movimento modernista brasileiro a partir do Role Playing Game no Ensino Fundamental II

dc.contributor.advisorSimões, Rosa Maria Araújo [UNESP]
dc.contributor.authorSpadari, Angélica [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-02-14T12:46:34Z
dc.date.available2025-02-14T12:46:34Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.description.abstractO contexto educacional contemporâneo busca, cada vez mais, pelo desenvolvimento de práticas pedagógicas que insiram o estudante no processo de ensino-aprendizagem, a fim de promover a participação, vivência, pesquisa e reflexão. Nesse sentido, surge o Role Playing Game — RPG como material didático alternativo, que trabalha a criatividade e a fantasia com a contação de histórias e a interpretação, promovendo participação e assimilação do conteúdo. Assim, com essa proposta lúdica e cooperativa, os estudantes, juntos, vivenciam as aventuras como personagens, tomando decisões em conjunto e sendo criativos durante o desenvolvimento da aventura. A pesquisa se guia pela questão “Como criar um jogo para o processo de ensino-aprendizagem do modernismo brasileiro?”, visando produzir um jogo em formato de RPG que potencialize as ações pedagógicas para os estudantes do Ensino Fundamental II, envolvendo artistas representantes do movimento modernista brasileiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa para a exploração e avaliação dos dados levantados, com obras que tratam sobre o modernismo brasileiro; das possibilidades de aplicação do RPG; de como desenvolver uma história própria; e porque o jogo seria funcional no ensino de Arte. Como resultado da pesquisa, foi possível desenvolver a aventura “Missão Modernista”, não somente aprimorando o ensino de história da arte, como, também, contribuindo para novos recursos inovadores no campo educacional.pt
dc.description.abstractThe contemporary educational context increasingly seeks to develop pedagogical practices that insert students into the teaching-learning process, in order to promote participation, experience, research and reflection. In this sense, the Role Playing Game — RPG emerges as an alternative teaching material, which works on creativity and fantasy together with storytelling and interpretation, promoting participation and assimilation of the content. Thus, with this playful and cooperative proposal, students, together, experience the adventures as characters, making decisions together and being creative during the development of the adventure. The research is guided by the question “How to create a game for the teaching-learning process of Brazilian modernism?”, with the aim of producing a game in an RPG format that enhances pedagogical actions for Elementary School II students, involving artists representatives of the Brazilian modernist movement. To this end, bibliographical and qualitative research was carried out to explore and evaluate the data collected, with works that deal with Brazilian modernism; he possibilities of applying RPG; how to develop your own story; and why the game would be functional in teaching Art. As a result of the research, it was possible to develop the “Modernist Mission” adventure, not only improving the teaching of art history, but also contributing to new innovative resource in the educational field.en
dc.identifier.citationSPADARI, Angélica. O movimento modernista brasileiro a partir do Role Playing Game no Ensino Fundamental II. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 133f. 2024.
dc.identifier.lattes2393513484309169
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/260927
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.subjectJogopt
dc.subjectRPGpt
dc.subjectHistória da Artept
dc.subjectArte-educaçãopt
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt
dc.subjectCoursewareen
dc.subjectGameen
dc.subjectHistory of Arten
dc.subjectArt Educationen
dc.subjectMiddle Schoolen
dc.titleO movimento modernista brasileiro a partir do Role Playing Game no Ensino Fundamental IIpt
dc.title.alternativeThe Brazilian modernist movement based on the Role Playing Game in Middle Schoolen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateBauru - FAAC - Artes Visuaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
spadari_a_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
7.73 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
spadari_a_autorizacao_bauru.pdf
Tamanho:
322.44 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: