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Publicação:
Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

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Orientador

Nardy, Mariana
Malaspina, Osmar

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Not available

Resumo (português)

Em tempos atuais temos enfrentado uma crise ambiental provocada por fatores que, em geral, estão relacionados à ideia do domínio e exploração da natureza que a sociedade adotou desde tempos remotos e que culminou em um contínuo distanciamento da relação humano-natureza. A crise ambiental atual é uma crise da razão, onde os problemas ambientais são causados pela falta do conhecimento. Posto isso, hoje, o processo educativo pode ser considerado um possível caminho de enfrentamento que possibilitaria minimizar o quadro da crise socioambiental. Porém, é válido destacar que a educação no Brasil é regida por alguns documentos, dentre eles a recém aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será referência obrigatória para a organização dos currículos estaduais e municipais. O presente trabalho buscou analisar os limites e possibilidades, a partir da perspectiva crítica da Educação Ambiental, do trabalho educativo envolvendo a temática ambiental a partir do pressuposto na BNCC. Este trabalho foi orientado pela perspectiva da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, no qual o procedimento adotado foi a análise documental, realizando uma avaliação analítica da Base Nacional Comum Curricular. Como ferramenta de análise foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultados percebeu-se que o documento não contempla as dimensões propostas pelo referencial da pesquisa e nem o proposto pelo próprio documento que era o trabalho transversal e integrador da Educação Ambiental

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Currículos, Educação, Brasil

Idioma

Português

Como citar

CAMPAGNI, Caroline Rocha. Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

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