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Publicação:
Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

dc.contributor.advisorNardy, Mariana [UNESP]
dc.contributor.advisorMalaspina, Osmar [UNESP]
dc.contributor.authorCampagni, Caroline Rocha [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:55:08Z
dc.date.available2021-03-10T12:55:08Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractEm tempos atuais temos enfrentado uma crise ambiental provocada por fatores que, em geral, estão relacionados à ideia do domínio e exploração da natureza que a sociedade adotou desde tempos remotos e que culminou em um contínuo distanciamento da relação humano-natureza. A crise ambiental atual é uma crise da razão, onde os problemas ambientais são causados pela falta do conhecimento. Posto isso, hoje, o processo educativo pode ser considerado um possível caminho de enfrentamento que possibilitaria minimizar o quadro da crise socioambiental. Porém, é válido destacar que a educação no Brasil é regida por alguns documentos, dentre eles a recém aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será referência obrigatória para a organização dos currículos estaduais e municipais. O presente trabalho buscou analisar os limites e possibilidades, a partir da perspectiva crítica da Educação Ambiental, do trabalho educativo envolvendo a temática ambiental a partir do pressuposto na BNCC. Este trabalho foi orientado pela perspectiva da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, no qual o procedimento adotado foi a análise documental, realizando uma avaliação analítica da Base Nacional Comum Curricular. Como ferramenta de análise foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultados percebeu-se que o documento não contempla as dimensões propostas pelo referencial da pesquisa e nem o proposto pelo próprio documento que era o trabalho transversal e integrador da Educação Ambientalpt
dc.format.extent42 f.
dc.identifier.aleph990009182780206341
dc.identifier.citationCAMPAGNI, Caroline Rocha. Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-07-19/000918278.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202991
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectCurrículospt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectBrasilpt
dc.titleLimites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

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