Publicação: Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
dc.contributor.advisor | Nardy, Mariana [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Malaspina, Osmar [UNESP] | |
dc.contributor.author | Campagni, Caroline Rocha [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:55:08Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:55:08Z | |
dc.date.issued | 2018-12-13 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | Em tempos atuais temos enfrentado uma crise ambiental provocada por fatores que, em geral, estão relacionados à ideia do domínio e exploração da natureza que a sociedade adotou desde tempos remotos e que culminou em um contínuo distanciamento da relação humano-natureza. A crise ambiental atual é uma crise da razão, onde os problemas ambientais são causados pela falta do conhecimento. Posto isso, hoje, o processo educativo pode ser considerado um possível caminho de enfrentamento que possibilitaria minimizar o quadro da crise socioambiental. Porém, é válido destacar que a educação no Brasil é regida por alguns documentos, dentre eles a recém aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será referência obrigatória para a organização dos currículos estaduais e municipais. O presente trabalho buscou analisar os limites e possibilidades, a partir da perspectiva crítica da Educação Ambiental, do trabalho educativo envolvendo a temática ambiental a partir do pressuposto na BNCC. Este trabalho foi orientado pela perspectiva da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, no qual o procedimento adotado foi a análise documental, realizando uma avaliação analítica da Base Nacional Comum Curricular. Como ferramenta de análise foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultados percebeu-se que o documento não contempla as dimensões propostas pelo referencial da pesquisa e nem o proposto pelo próprio documento que era o trabalho transversal e integrador da Educação Ambiental | pt |
dc.format.extent | 42 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009182780206341 | |
dc.identifier.citation | CAMPAGNI, Caroline Rocha. Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-07-19/000918278.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/202991 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Currículos | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.title | Limites e possibilidades do trabalho com a educação ambiental crítica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Ciências Biológicas - IBRC | pt |
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