Publicação:
Rebater e chutar: efeitos de intervenções referenciadas na análise do comportamento em aulas de educação física

dc.contributor.advisorCarrara, Kester [UNESP]
dc.contributor.authorLimão, Juliana Inhesta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:00Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:00Z
dc.date.issued2011-04-29
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou um período de intervenção em aulas de educação física, sob a mediação teórica da Análise do Comportamento, com o intuito de ensinar e desenvolver os comportamentos motores de chutar e rebater. Participaram do estudo 60 crianças de seis anos de idade, de três escolas municipais do ensino fundamental de Bauru. Cada escola constituiu um grupo: Grupo Experimental (GE), com aulas planejadas pelo professor da escola e pela pesquisadora, com base nas técnicas de ensino-aprendizagem da Análise do Comportamento e como conteúdo de ensino os comportamentos motores de chutar e rebater; Grupo Controle I (GCI), com o planejamento das aulas desconhecido, pela pesquisadora, mas com os conteúdos de ensino, os comportamentos de chutar e rebater; Grupo II (GCII), com planejamento e conteúdo de ensino desconhecido pela pesquisadora. Foram realizadas avaliações (pré e pós-teste), por meio da filmagem das tarefas três vezes cada uma. A filmagem foi observada por três avaliadores independentes, que classificaram os comportamentos em estágios de desenvolvimento (inicial, elementar e maduro), seguindo as características apresentadas por Gallahue e Ozmun (2005). Como as crianças estão em processo de desenvolvimento, foram incluídos mais dois itens de classificação: Inicial/intermediário (crianças que apresentaram características dos estágios: inicial e elementar) e Elementar/intermeidário (crianças que apresentaram características dos estágios: elementar e maduro). Os resultados obtidos apresentaram melhor desempenho no pós-teste nos grupos, GE, GCI e GCII, do que no pré-teste e GE apresentou melhor desempenho que os grupos GCI e GCII. A maioria das crianças não atingiu o estágio maduro de desenvolvimento para chutar e rebater, com exceção do GE para o chutar, o que é contrário à literatura, que afirma que aos seis anos as crianças deveriam...pt
dc.description.abstractThis study investigated a period of physical education classes in which it was applied the Behavior Analysis theory in order to teach and develop kicking and hitting motor behavior. For this purpose, 60 children, 6-years old, were assessed at three local elementary schools. For each one of these three schools, were a distinct group of children to be assessed: (1) an experimental group (EG), with tasks planned by both, the school teacher and researcher, for kicking and hitting motor behaviors, based on the Behavior Analysis theory; (2) a control group (CG1) with tasks planned only by the researcher for kicking and hitting motor behaviors; and (3) a second control group (CG2), with teaching methods and content unknown by the researcher. Particpants underwent pre and post-testing evaluations where each motor behavior was repeated three times and recorded for later analysis. Next, three independent evaluators observed and analyzed the main characteristics of the movements patterns and behaviors. The, each of these recorded motor behavior were classified into the features listed by Ozmun and Galluhue (2005). Talking in considerations that those children are in development process, two additional classifications were included: (1) beginner / intermediate, when children had features of both earlym and elementary development stages, and (2) elementary / intermediate, when children showed characteristics of both elementary and mature stages. The results for the motor behaviors of kicking and hitting demonstrated that the EG, CG1 and CG2 performed better during postests, and that the EG performed better than both the CG1 and CG2. Most of children did not reach the mature stage of development for kicking and hitting, with the exception of the exception of the EG for kicking. This finding is contrary to the literature, which states that 6-year old children should have a motor repertoire in the mature... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent167 f. : il.
dc.identifier.aleph000643008
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.citationLIMÃO, Juliana Inhesta. Rebater e chutar: efeitos de intervenções referenciadas na análise do comportamento em aulas de educação física. 2011. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
dc.identifier.filelimao_ji_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes4654377716651363
dc.identifier.orcid0000-0002-7501-7662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97503
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação física (Ensino fundamental)pt
dc.subjectCapacidade motora nas criançaspt
dc.subjectAprendizagem motorapt
dc.subjectComportamento - Avaliaçãopt
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectMotor developmenten
dc.subjectBehavior Analysisen
dc.titleRebater e chutar: efeitos de intervenções referenciadas na análise do comportamento em aulas de educação físicapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4654377716651363
unesp.advisor.orcid0000-0002-7501-7662
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia do desenvolvimento e aprendizagempt

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