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Estimulação precoce: uma proposta de intervenção conjunta fisioterapia/pedagogia

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Curso de graduação

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

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Resumo

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Resumo

O desenvolvimento global de um bebê com necessidades especiais é estimulado se oferecermos oportunidades para que ele vivencie experiências e sensações diversificadas e adequadas para a fase em que se encontra. A intervenção precoce é essencial, e as atividades devem ser direcionadas, significativas e adequadas às necessidades de cada indivíduo. O brincar é uma atividade natural da criança que possibilita uma livre exploração por parte da criança, estimulando o desenvolvimento de habilidades e conteúdos específicos tão necessários em uma proposta de intervenção precoce. Assim, a proposta deste projeto de extensão é estimular precocemente, por intermédio de um atendimento simultâneo de fisioterapia e pedagogia, bebês que apresentam atraso no desenvolvimento sensório-motor. Participam do projeto uma professora orientadora do departamento de educação especial, duas alunas de pedagogia, dois estagiários extracurriculares de fisioterapia, quatro bebês com atraso sensório-motor. O atendimento de cada bebê é realizado duas vezes por semana, com duração de 1 hora cada no Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES). Durante os atendimentos são realizados atividades que visam o desenvolvimento global de cada criança, estimulando tanto as habilidades sensório-motoras quanto os aspectos cognitivos por meio de atividades lúdicas. Semanalmente os alunos de fisioterapia, pedagogia e a professora responsável se reúnem para realizar o planejamento das atividades a serem desenvolvidas bem como realizar estudos teóricos pertinentes à temática. Os registros dos dados necessários para as discussões e mudanças de propostas, quando necessário, se dá por meio de anotações de planejamento e evolução dos clientes nos prontuários e por meio de gravações em fita de vídeo. O atendimento proposto tem-se mostrado viável e importante para o desenvolvimento destas crianças e para a formação dos alunos envolvidos. Esta forma de atuação desmistifica a crença da fragmentação do homem, na qual profissionais da reabilitação são responsáveis pelos aspectos relacionados ao corpo e o pedagogo responsável pela mente do cliente.

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