Publicação: Estimulação precoce: uma proposta de intervenção conjunta fisioterapia/pedagogia
dc.contributor.author | Reganhan. Walkiria Gonçalves [UNESP] | |
dc.contributor.author | Lima, Douglas W. B. [UNESP] | |
dc.contributor.author | Torrecilha, Bartira Micheletti [UNESP] | |
dc.contributor.author | Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:05Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:05Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento global de um bebê com necessidades especiais é estimulado se oferecermos oportunidades para que ele vivencie experiências e sensações diversificadas e adequadas para a fase em que se encontra. A intervenção precoce é essencial, e as atividades devem ser direcionadas, significativas e adequadas às necessidades de cada indivíduo. O brincar é uma atividade natural da criança que possibilita uma livre exploração por parte da criança, estimulando o desenvolvimento de habilidades e conteúdos específicos tão necessários em uma proposta de intervenção precoce. Assim, a proposta deste projeto de extensão é estimular precocemente, por intermédio de um atendimento simultâneo de fisioterapia e pedagogia, bebês que apresentam atraso no desenvolvimento sensório-motor. Participam do projeto uma professora orientadora do departamento de educação especial, duas alunas de pedagogia, dois estagiários extracurriculares de fisioterapia, quatro bebês com atraso sensório-motor. O atendimento de cada bebê é realizado duas vezes por semana, com duração de 1 hora cada no Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES). Durante os atendimentos são realizados atividades que visam o desenvolvimento global de cada criança, estimulando tanto as habilidades sensório-motoras quanto os aspectos cognitivos por meio de atividades lúdicas. Semanalmente os alunos de fisioterapia, pedagogia e a professora responsável se reúnem para realizar o planejamento das atividades a serem desenvolvidas bem como realizar estudos teóricos pertinentes à temática. Os registros dos dados necessários para as discussões e mudanças de propostas, quando necessário, se dá por meio de anotações de planejamento e evolução dos clientes nos prontuários e por meio de gravações em fita de vídeo. O atendimento proposto tem-se mostrado viável e importante para o desenvolvimento destas crianças e para a formação dos alunos envolvidos. Esta forma de atuação desmistifica a crença da fragmentação do homem, na qual profissionais da reabilitação são responsáveis pelos aspectos relacionados ao corpo e o pedagogo responsável pela mente do cliente. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude127.htm | |
dc.identifier.lattes | 5197619968036480 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148229 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Estimulação precoce: uma proposta de intervenção conjunta fisioterapia/pedagogia | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5197619968036480 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Educação Especial - FFC | pt |