Logotipo do repositório
 

Publicação:
O Brincar da Criança Performer com Orixás: experienciações artísticas e afrorreferenciadas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (francês)

Le Jeu de l’Enfant Performer avec des Orishas: expérienciations artistiques et afroréférencées – Cet article présente des extraits d’un mémoire de Master en Arts scéniques sur les performances de corps d’enfants jouant, en Éducation des enfants, de l’univers des orishas. Il révèle au début des enfants participants (NEI/Cap/UFRN) qui dialoguent avec les auteur(e)s tel(le)s que Marina Marcondes Machado (2010a; 2010b; 2015). Il développe des croisements entre performance et enfances, articulant une méthodologie afro-ludique avec les protagonismes des enfants. Des narrations artistiques aux références afro dont les performances suscitent des refléxions contemporaines qui constituent des trouvailles pour cette discussion.

Resumo (português)

O Brincar da Criança Performer com Orixás: experienciações artísticas e afrorreferenciadas – Este artigo apresenta recortes de uma dissertação de mestrado em Artes Cênicas sobre performances dos corpos brincantes de crianças, na Educação Infantil, a partir do universo de orixás. Revela inicialmente as crianças participantes (NEI/Cap/UFRN), dialogando com autoras(es) como Marina Marcondes Machado (2010a; 2010b; 2015). Desenvolvem-se cruzamentos entre performance e infâncias, articulando uma metodologia afrobrincante com os protagonismos das crianças. Suas narrativas artísticas, afrorreferenciadas e performáticas suscitam reflexões contemporâneas, constituindo achados para esta discussão.

Descrição

Palavras-chave

Experiência, Arte, Criança Perfomer, Orixás, Educação Infantil

Idioma

Português

Como citar

Revista Brasileira de Estudos da Presença. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 13, n. 1, p. -, 2022.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação