Publicação: A visualização matemática em jogos educacionais digitais no Brasil
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Data
Autores
Orientador
Eler, Danilo Medeiros 

Coorientador
Pós-graduação
Ciência da Computação - FC/FCT/IBILCE/IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
The main objective of this research is to contribute to Mathematics Education in the
study of the application of mathematical visualization in digital educational games. The
specific objectives are to carry out a bibliographical research, in the form of a
systematic review of the literature, to verify the existence of academic texts in Brazil,
from 2019 to 2023, that report the use of digital games that apply mathematical
visualization and , also, carrying out an experiment to develop a digital educational
game with a strong emphasis on mathematical visualization with the qualitative
evaluation of the effects of applying mathematical visualization on students through
this game, carried out by educators linked to the teaching of mathematics. The problem
to be studied took the form of the following research question: The application of
mathematical visualization in digital educational games brings, to students, motivation,
entertainment, understanding of mathematics, stimulation of logical reasoning and help
in solving problems and, therefore, can it be considered effective for learning
mathematics? In an attempt to find a solution to the proposed problem, preexperimental
research was developed, of an applied nature, with a descriptive
objective and a qualitative approach, which consisted of the development of a digital
educational game and its evaluation by educators linked to the area of mathematics.
The results of the experiment were not entirely convincing, as at one point the
educators attributed the effects on students to mathematical visualization and at
another to the game. Therefore, we suggest carrying out further and more precise
research to truly verify the value of applying this Mathematics Education technique
through digital educational games. Possibly, carrying out experimental research, with
samples sized by statistical techniques and the use of more variables, could in the
future establish a clearer panorama about the value of using mathematical
visualization in digital educational games, contributing to the development of this
technique.
Resumo (inglês)
O objetivo principal dessa pesquisa é contribuir com a Educação Matemática no
estudo da aplicação da visualização matemática em jogos educacionais digitais. Os
objetivos específicos são a realização de uma pesquisa bibliográfica, na forma de uma
revisão sistemática da literatura, para verificar a existência de textos acadêmicos no
Brasil, no período de 2019 a 2023, que relatam o uso de jogos digitais que aplicam a
visualização matemática e, também, a realização de um experimento de
desenvolvimento de um jogo educacional digital com forte ênfase na visualização
matemática com a avaliação qualitativa dos efeitos da aplicação da visualização
matemática sobre os estudantes por meio desse jogo, feita por educadores ligados ao
ensino da matemática. o problema a ser estudado tomou a forma da seguinte questão
de pesquisa: A aplicação da visualização matemática nos jogos educacionais digitais
traz, para os estudantes, motivação, entretenimento, compreensão da matemática,
estímulo do raciocínio lógico e ajuda na resolução de problemas e, portanto, pode ser
considerada eficaz para a aprendizagem da matemática? Na tentativa de buscar uma
solução para o problema proposto foi desenvolvida uma pesquisa pré-experimental,
de natureza aplicada, com objetivo descritivo e abordagem qualitativa, que consistiu
no desenvolvimento de um jogo educacional digital e sua avaliação por educadores
ligados à área da matemática. Os resultados do experimento não se mostraram
inteiramente convincentes, pois em determinado momento os educadores atribuíram
os efeitos sobre os estudantes à visualização matemática e em outro ao jogo.
Portanto, sugerimos a realização de maiores e mais precisas pesquisas para
realmente verificar o valor da aplicação dessa técnica de Educação Matemática por
meio dos jogos educacionais digitais. Possivelmente, a realização de pesquisas
experimentais, com amostras dimensionadas por técnicas da Estatística e o uso de
mais variáveis possa futuramente estabelecer um panorama mais claro sobre o valor
do uso da visualização matemática em jogos educacionais digitais, contribuindo para
o desenvolvimento dessa técnica.
Descrição
Palavras-chave
Visualização da informação, Ciência da computação, Matemática, Jogos em educaçação matemática, Visualization, Mathematics, Educational, Figital, Game
Idioma
Português
Como citar
CRUZ, Paulo Fernando Costa da. A visualização matemática em jogos educacionais digitais no Brasil. Orientador: Danilo Medeiros Eler. 2025. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.