Publicação: Balbúrdia na universidade pública: (r)existência LGBTQIAP+ no Instituto de Artes da Unesp e suas possibilidades pedagógicas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bredariolli, Rita Luciana Berti 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte-Teatro - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O sucateamento da Instituto de Artes da Unesp desencadeou um evento de cabaré
LGBTI+ performático, e dele se originou a coletiva Balbúrd_IA Drag. Para além desses
eventos de palco aberto, a coletiva passou a se articular nas redes socias, resgatando
fatos da história cuir, divulgando artistas LGBTI+ e, posteriormente, promovendo
debates, aulas e palestras sobre a história queer. Partindo das vivências do autor
como adolescente e criança viada em seu ambiente escolar e familiar, esse trabalho
se divide em 3 partes. A primeira é o resgate da cena teatral LGBTI+ brasileira do
século 20, ressaltando os grandes marcos da presença queer nos palcos e na
dramaturgia. O segundo ponto é a documentação das atividades da coletiva
Balbúrd_IA Drag, com relatos e fotografias das atrações dos festivais e demais
atividades propostas. Por fim, a escrita deste trabalho mergulha na pedagogia cuir,
evocando teorias a respeito, destacando relatos de atividades pedagógicas
relacionadas ao universo LGBTI+ e analisando como as atividades da coletiva
Balbúrd_IA Drag podem contribuir para trazer o patrimônio queer para dentro das
salas de aula.
Resumo (espanhol)
La precarización del Instituto de Artes de la Unesp desencadenó un evento de cabaret
performativo LGBTI+, y de ahí nació la colectiva Balbúrd_IA Drag. Además de estos
eventos de escenario abierto, el colectivo comenzó a articularse en las redes sociales,
recuperando hechos de la historia cuir, promocionando artistas LGBTI+ y,
posteriormente, impulsando debates, clases y conferencias sobre la historia queer. A
partir de las vivencias del autor como adolescente y niño marica en su entorno escolar
y familiar, este trabajo se divide en 3 partes. La primera es el rescate de la escena
teatral LGBTI+ brasileña del siglo XX, destacando los grandes hitos de la presencia
queer en los escenarios y en la dramaturgia. El segundo punto es la documentación
de las actividades de la colectiva Balbúrd_IA Drag, con reportajes y fotografías de los
atractivos de las fiestas y otras actividades propuestas. Finalmente, la redacción de
este trabajo se sumerge en la pedagogía cuir, evocando teorías al respecto,
destacando relatos de actividades pedagógicas relacionadas con el universo LGBTI+
y analizando cómo las actividades de la colectiva Balbúrd_IA Drag pueden contribuir
a llevar la herencia queer a las aulas.
Resumo (inglês)
The failing of Arts Institute of São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho''
triggered a LGBTQIA+ performative cabaret event, leading to the creation of
Balbúrd_IA Drag collective. In addition to these open stage events, the collective
started articulating on social media, recovering facts from queer history, promoting
LGBTQIA+ artists and, later, promoting debates, classes and lectures on queer history.
Based on the author's experiences as a young and child faggot in his school and family
environment, this work is divided into 3 parts. The first is a rescue of the Brazilian
LGBTQIA+ theater scene of the 20th century, highlighting the great milestones of the
queer presence on stages and in dramaturgy. The second point is the documentation
of the activities of Balbúrd_IA Drag collective, with reports and photographs of the
attractions of the festivals and other proposed activities. Finally, the writing of this work
dives into queer pedagogy, evoking theories about it, pointing reports of pedagogical
activities related to the LGBTQIA+ universe and analyzing how the activities of
Balbúrd_IA Drag collective can contribute to bringing queer heritage into classrooms.
Descrição
Palavras-chave
Representação teatral, Teatro e sociedade, Pessoas LGBT, Teoria queer
Idioma
Português