Logotipo do repositório
 

Publicação:
Balbúrdia na universidade pública: (r)existência LGBTQIAP+ no Instituto de Artes da Unesp e suas possibilidades pedagógicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bredariolli, Rita Luciana Berti

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Arte-Teatro - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O sucateamento da Instituto de Artes da Unesp desencadeou um evento de cabaré LGBTI+ performático, e dele se originou a coletiva Balbúrd_IA Drag. Para além desses eventos de palco aberto, a coletiva passou a se articular nas redes socias, resgatando fatos da história cuir, divulgando artistas LGBTI+ e, posteriormente, promovendo debates, aulas e palestras sobre a história queer. Partindo das vivências do autor como adolescente e criança viada em seu ambiente escolar e familiar, esse trabalho se divide em 3 partes. A primeira é o resgate da cena teatral LGBTI+ brasileira do século 20, ressaltando os grandes marcos da presença queer nos palcos e na dramaturgia. O segundo ponto é a documentação das atividades da coletiva Balbúrd_IA Drag, com relatos e fotografias das atrações dos festivais e demais atividades propostas. Por fim, a escrita deste trabalho mergulha na pedagogia cuir, evocando teorias a respeito, destacando relatos de atividades pedagógicas relacionadas ao universo LGBTI+ e analisando como as atividades da coletiva Balbúrd_IA Drag podem contribuir para trazer o patrimônio queer para dentro das salas de aula.

Resumo (espanhol)

La precarización del Instituto de Artes de la Unesp desencadenó un evento de cabaret performativo LGBTI+, y de ahí nació la colectiva Balbúrd_IA Drag. Además de estos eventos de escenario abierto, el colectivo comenzó a articularse en las redes sociales, recuperando hechos de la historia cuir, promocionando artistas LGBTI+ y, posteriormente, impulsando debates, clases y conferencias sobre la historia queer. A partir de las vivencias del autor como adolescente y niño marica en su entorno escolar y familiar, este trabajo se divide en 3 partes. La primera es el rescate de la escena teatral LGBTI+ brasileña del siglo XX, destacando los grandes hitos de la presencia queer en los escenarios y en la dramaturgia. El segundo punto es la documentación de las actividades de la colectiva Balbúrd_IA Drag, con reportajes y fotografías de los atractivos de las fiestas y otras actividades propuestas. Finalmente, la redacción de este trabajo se sumerge en la pedagogía cuir, evocando teorías al respecto, destacando relatos de actividades pedagógicas relacionadas con el universo LGBTI+ y analizando cómo las actividades de la colectiva Balbúrd_IA Drag pueden contribuir a llevar la herencia queer a las aulas.

Resumo (inglês)

The failing of Arts Institute of São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho'' triggered a LGBTQIA+ performative cabaret event, leading to the creation of Balbúrd_IA Drag collective. In addition to these open stage events, the collective started articulating on social media, recovering facts from queer history, promoting LGBTQIA+ artists and, later, promoting debates, classes and lectures on queer history. Based on the author's experiences as a young and child faggot in his school and family environment, this work is divided into 3 parts. The first is a rescue of the Brazilian LGBTQIA+ theater scene of the 20th century, highlighting the great milestones of the queer presence on stages and in dramaturgy. The second point is the documentation of the activities of Balbúrd_IA Drag collective, with reports and photographs of the attractions of the festivals and other proposed activities. Finally, the writing of this work dives into queer pedagogy, evoking theories about it, pointing reports of pedagogical activities related to the LGBTQIA+ universe and analyzing how the activities of Balbúrd_IA Drag collective can contribute to bringing queer heritage into classrooms.

Descrição

Palavras-chave

Representação teatral, Teatro e sociedade, Pessoas LGBT, Teoria queer

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação