Publicação: Preservação digital e a produção de jogos
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Data
Autores
Orientador
Nascimento, Nátalia Marinho do 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Marília - FFC - Arquivologia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Observa-se por meio da literatura que a preservação digital de jogos normalmente é realizada por seus usuários e não por seus produtores, que criam coleções de videogames a fim de possuir a disponibilidade de acesso pelo maior tempo possível. Dessa maneira, este trabalho objetivou analisar as desenvolvedoras de jogos a fim de checar como é realizada a preservação digital dos jogos para evitar a obsolescência do acesso de seu produto, bem como garantir a reutilização de documentos de arquivo para produções posteriores, como remasters, aparências de personagens de conceitos descartados, livros de artes conceituais, álbuns de músicas e até outros jogos utilizando a programação descartada. Para tanto, os temas relacionados foram analisados em três bases de dados distintas: SciVerse Scopus (SCOPUS), Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). As palavras-chaves foram buscadas em português, inglês e espanhol para construir o conceito de documentos de jogos e como a preservação digital deve acontecer neste âmbito. Como procedimentos metodológicos tem-se uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva e de natureza qualitativa. Como resultados evidencia-se que existem bases para uma preservação digital, mas que não estão sendo aplicadas nas empresas de jogos digitais, além disso, há uma lacuna de pesquisa sobre empresas de jogos e sua documentação. Sendo assim, conclui-se a Arquivologia pode abraçar esse mercado abrindo um leque de possibilidades de pesquisa na área de desenvolvimento de jogos.
Resumo (inglês)
Through the literature, it is observed that the digital preservation of games is typically carried out by their users rather than their producers, who create video game collections to ensure prolonged accessibility. Thus, this work analyzed game developers to assess how the digital preservation of games is conducted to prevent product access obsolescence and ensure the reuse of archival documents for subsequent productions, such as remasters, appearances of characters from discarded concepts, conceptual art books, music albums, and even other games using discarded programming. To achieve this, related topics will be analyzed in three distinct databases: SciVerse Scopus (SCOPUS), Reference Database of Journal Articles in Information Science (BRAPCI), and Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Keywords will be searched in Portuguese, English, and Spanish to build the concept of game documents and how digital preservation should occur in this context. The methodological procedures used were descriptive and qualitative bibliographic research. The results showed that there are bases for digital preservation, but that they are not being applied in digital gaming companies. Furthermore, there is a gap in research on gaming companies and their documentation. Therefore, it is concluded that Archival Science can embrace this market, opening up a range of research possibilities in the area of game development.
Descrição
Palavras-chave
Jogos eletrônicos, Preservação digital, Videogames, Preservação de jogos, Arquivologia, Desenvolvedores de jogos, Arte de Conceito, Archival science, Electronic games, Game developers, Documents, Concept Art, Game programming
Idioma
Português
Como citar
LUVIZOTTO, Gabriel de Barros. Preservação digital e a produção de jogos. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.