Logotipo do repositório
 

Publicação:
Evolução da noção de conservação de quantidade e desempenho em matemática

dc.contributor.authorRosamilha, Nelson
dc.contributor.authorFaria, Anália Rodrigues de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:17:20Z
dc.date.available2014-05-20T15:17:20Z
dc.date.issued1983-01-01
dc.description.abstractForam confrontadas nesta pesquisa a afirmação piagetiana de que o ensino da matemática deve basear-se no desenvolvimento das estruturas mentais da criança e a realidade do ensino dessa matéria na 1.ª série do primeiro grau. Estudou-se a relação existente entre a noção de conservação e o grau de desempenho em matemática. Constituíram a amostra 47 sujeitos da 1.ª série do 1.° grau (17 do sexo masc. e 30 do fem.), nível sócio-econômico médio-inferior para baixo-superior, idade de 6 anos e meio a 11 anos, sem escolarização anterior. A avaliação do desempenho relativo ao domínio da noção de conservação foi feita através do teste de conservação de quantidades descontínuas, e a do desempenho em matemática, através da observação sistemática e de uma prova. O coeficiente de correlação de postos de Good man e Kruskal (1945 e 1963] mostrou relação significante a um nível de 1% para conservação e porcentagem de acertos na prova (g = 0,7) e a um nível de 5% para a conservação e conceitos atribuídos pelo professor (G = 0,44). A análise dos dados categorizados pela técnica de Grizzle, Starmer e Koch (1969) a um nível de 5% indicou apenas efeito do fator sexo sobre a noção de conservação. Os resultados obtidos estão de acordo com a teoria piagetiana que indica ser a noção de conservação uma condição necessária para a aprendizagem da matemática, embora não suficiente.pt
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Instituto de Psicologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação
dc.format.extent25-44
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98931983000100003
dc.identifier.citationPsicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 3, n. 2, p. 25-44, 1983.
dc.identifier.doi10.1590/S1414-98931983000100003
dc.identifier.fileS1414-98931983000100003.pdf
dc.identifier.issn1414-9893
dc.identifier.scieloS1414-98931983000100003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30425
dc.language.isopor
dc.publisherConselho Federal de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Ciência e Profissão
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.titleEvolução da noção de conservação de quantidade e desempenho em matemáticapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1414-98931983000100003.pdf
Tamanho:
2.61 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: