Publicação: Atividades de leitura em língua inglesa direcionadas por dados: o uso de um corpus com a temática dos ODS
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Pinto, Paula Tavares 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Linguísticos - IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Diante do atual cenário de internacionalização das universidades (Pinto et al, 2021), que tem evidenciado a importância da compreensão escrita em Língua Inglesa (LI) (Heemann, 2009; Tomitch, 2009), este estudo teve como objetivo desenvolver atividades de leitura dirigidas por dados, com base nos trabalhos da Linguística de Corpus (LC) e da abordagem Aprendizagem Direcionada por Dados, Data Driven Learning (DDL), para alunos de níveis A1 e A2 em contexto de ensino de Inglês Para Fins Acadêmicos (IFA) (Pinto et al, 2023; 2021; Mark; O’Keeffe, 2022; O’Boyle; Viana, 2022; Anthony, 2018; Boulton; Cobb, 2017; Tagnin; Viana, 2011; Berber Sardinha, 2011; 2005; 2004; Biber, 2009; Sinclair, 2005; 1991; Johns, 1988). Os participantes da pesquisa são 68 alunos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que se matricularam na disciplina on-line “Estratégias de Leitura em Língua Inglesa – Nível Básico”. A elaboração do material didático se deu a partir do levantamento das palavras-chave de um corpus de artigos científicos produzidos por autores que abordam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecidos e firmados na Agenda 2030. Por estarem em trabalhos de pesquisadores internacionais de diversas áreas, as palavras-chave dos ODS podem ser entendidas como termos multipalavras recorrentes no vocabulário acadêmico, o que as torna relevantes para aprendizes de inglês com fins específicos. O corpus de estudo, o SDG-Plos (Pinto et al, no prelo), contém 400 artigos publicados na revista PLOS-ONE entre os anos de 2011 e 2021 nas áreas de ciência e medicina. As palavras-chave foram extraídas da lista de termos multipalavras gerada pela ferramenta Keywords do software Sketch Engine (Kilgarriff et al, 2014), que guiou a extração dos textos a serem usados no desenvolvimento de atividades hands on e hands off com auxílio das ferramentas CorpusMate (Baisa; Crosthwaite, 2023), Skell (Baisa; Suchomel, 2014) e VersaText (Thomas, 2020). As atividades foram aplicadas para as turmas do segundo semestre de 2023 e do primeiro semestre de 2024, e avaliadas, com relação ao uso das ferramentas e da temática dos textos lidos, na percepção dos alunos, por meio de um questionário. Os resultados apontam como a DDL pode ser utilizada para beneficiar aprendizes de nível básico, desde que sejam feitas as adaptações necessárias, como os ODS podem atuar como recurso didático multidisciplinar em contexto de IFA e como materiais baseados em corpora podem ser replicados por professores de línguas não especialistas em LC.
Resumo (inglês)
Given the current scenario of university internationalization (Pinto et al, 2021), which has highlighted the importance of reading comprehension in English (Heemann, 2009; Tomitch, 2009), this study aimed to develop corpus-driven reading activities for A1 and A2 level students in the context of English for Academic Purposes (EAP) based on the works of Corpus Linguistics (CL) and the Data Driven Learning (DDL) approach (Pinto et al, 2023; 2021; Mark; O’Keeffe, 2022; O’Boyle; Viana, 2022; Anthony, 2018; Boulton; Cobb, 2017; Tagnin; Viana, 2011; Berber Sardinha, 2011; 2005; 2004; Biber, 2009; Sinclair, 2005; 1991; Johns, 1988). The research participants are 68 students from the Graduate Programs of São Paulo State University (Unesp), who enrolled in the online elective course "Reading Strategies in English – Basic Level”. The activities were developed based on the keywords extracted from a corpus of scientific articles authored by researchers addressing the United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs), as established in the 2030 Agenda. Since these keywords appear in the works of international researchers from various fields, they can be understood as recurrent multi-word terms in academic vocabulary, making them relevant for learners of English for Specific Purposes. The study corpus, SDG-Plos (Pinto et al, in press), contains 400 articles published in the PLOS ONE journal between 2011 and 2021 in the fields of science and medicine. The keywords were extracted from the list of multi-word terms generated by the Keywords tool of the Sketch Engine software (Kilgarriff et al, 2014), which guided the extraction of texts to be used in developing hands-on and hands-off activities with the help of the tools CorpusMate (Baisa; Crosthwaite, 2023), Skell (Baisa; Suchomel, 2014), and VersaText (Thomas, 2020). The activities were implemented in the classes of the second semester of 2023 and the first semester of 2024 and evaluated, regarding the use of the tools and the themes of the texts read, from the students' perspectives through a questionnaire. The results indicate how DDL can be beneficial for basic-level learners provided the necessary adaptations, how the SDGs can act as a multidisciplinary teaching resource in the EAP context, and how corpora-based materials can be replicated by language teachers who are not specialists in LC.
Descrição
Palavras-chave
Linguística de corpus, Data driven learning, Estratégias de leitura, Objetivos de desenvolvimento sustentável, Corpora (Linguistics), Leitura (Ensino superior), Reading (Higher education), Termos multipalavras, Estratégias de aprendizagem, Learning strategies, Sustainable Development Doals, Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros, English language - Study and teaching - Foreign speakers
Idioma
Português
Como citar
SANTOS, l. V. dos. Atividades de leitura em língua inglesa direcionadas por dados: o uso de um corpus com a temática dos ODS. 2024. 153 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2024.