Logotipo do repositório
 

Publicação:
A Educação étnico-racial na agenda do debate contemporâneo: a superação do fracasso escolar em pauta

dc.contributor.advisorBoto, Carlota [UNESP]
dc.contributor.authorBorges, Stefani Edvirgem da Silva
dc.date.accessioned2023-10-31T17:42:30Z
dc.date.available2023-10-31T17:42:30Z
dc.date.issued2023-08-30
dc.description.abstractPautado numa compreensão de que apenas a cultura do colonizador é legítima, as diretrizes curriculares nacionais e demandas referentes à educação étnico-racial tornam-se objetos desta pesquisa, tendo em vista os estudos relacionados ao multiculturalismo e a heterogeneidade escolar. Mesmo diante de uma sociedade que já consegue reconhecer, em grande parte, a importância dos estudos multiculturais, o olhar das diretrizes curriculares para esta questão ainda é incipiente, considerando as marcas e estereotipias imputadas, especificamente, à população negra. Por meio da análise de dados bibliográficos e estatísticos coletados em diferentes fontes, tais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e pesquisas referentes à implementação da lei 10639/03, este estudo tem como proposta elucidar de que forma os aspectos das identidades étnicas impactam no fracasso escolar. A dinâmica antagônica das representações sociais, que reiteradamente subalternizam corpos e saberes, suscitou que as escolas se tornassem lugar de reprodução de discursos nos quais a população negra é associada ao fracasso e ao desprestígio social. A aplicabilidade de políticas públicas concernentes à educação étnico-racial é possível e promove resultados significativos entre os educandos negros, no entanto, grande parte das escolas brasileiras não se sentem convencidas da relevância da temática em questão, porque a cor ainda não aparece como dado determinante entre os indicadores nacionais relativos à Educação e a lei 10639/2003 permanece como uma espécie de currículo turístico nos planejamentos escolares. A inquietação defendida por este estudo fundamentar-se-á na ideia de que somente a perspectiva de uma educação pluriétnica pode afetar o contexto de crianças negras relegadas ao fracasso.pt
dc.description.abstractABSTRACTGuided by an understanding that only the colonizer's culture is legitimate, the national curriculum guidelines and demands related to ethnic-racial education become objects of this research, in view of studies related to multiculturalism and school heterogeneity. Even in the face of a society that is already able to recognize, to a large extent, the importance of multicultural studies, the look of the curricular guidelines for this issue is still incipient, in view of the marks and stereotypes imputed, specifically, to the black population. Through the analysis of bibliographic and statistical data collected from different sources, such as the Basic Education Development Index and research referring to the implementation of law 10639/03, this study aims to elucidate how aspects of ethnic identities impact on the school failure. The antagonistic dynamics of social representations, which repeatedly subaltern bodies and knowledge, led to schools becoming a place for the reproduction of discourses in which the black population is associated with failure and social discredit. The applicability of public policies concerning ethnic-racial education is possible and promotes significant results among black students, however, most Brazilian schools are not convinced of the relevance of the subject in question, because color still does not appear as a determining factor. between the national indicators related to Education and the law 10639/2003 remains as a kind of tourist curriculum in school planning. The concern defended by this study will be based on the idea that only the perspective of a pluriethnic education can affect the context of black children relegated to failure.en
dc.description.abstractGuiados por la comprensión de que sólo la cultura del colonizador es legítima, las directrices y demandas del currículo nacional relacionadas con la educación étnico-racial se vuelven objeto de esta investigación, frente a estudios relacionados con la multiculturalidad y la heterogeneidad escolar. Aún frente a una sociedad que ya es capaz de reconocer, en buena medida, la importancia de los estudios multiculturales, la mirada de las orientaciones curriculares sobre este tema es aún incipiente, ante las marcas y estereotipos imputados, específicamente, a la población negra. A través del análisis de datos bibliográficos y estadísticos recogidos de diferentes fuentes, como el Índice de Desarrollo de la Educación Básica y de investigaciones referentes a la implementación de la ley 10639/03, este estudio tiene como objetivo dilucidar cómo los aspectos de las identidades étnicas impactan en el fracaso escolar. La dinámica antagónica de las representaciones sociales, que subalternan reiteradamente los cuerpos y los saberes, llevó a que la escuela se convirtiera en un lugar de reproducción de discursos en los que se asocia a la población negra con el fracaso y el desprestigio social. La aplicabilidad de las políticas públicas relativas a la educación étnico-racial es posible y promueve resultados significativos entre los estudiantes negros, sin embargo, la mayoría de las escuelas brasileñas no están convencidas de la relevancia del tema en cuestión, porque el color todavía no aparece como un factor determinante entre los indicadores nacionales relacionados con la Educación y la ley 10639/2003 se mantiene como una especie de currículo turístico en la planificación escolar. La preocupación defendida por este estudio se basará en la idea de que sólo la perspectiva de una educación pluriétnica puede incidir en el contexto de los niños negros relegados al fracaso.es
dc.identifier.citationSILVA BORGES, S.E. A Educação étnico-racial na agenda do debate contemporâneo: a superação do fracasso escolar em pauta. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/4307475637265005
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7156-213X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251182
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação étnico-racialpt
dc.subjectRepresentação socialpt
dc.subjectFracasso escolarpt
dc.subjectEthnic-Racial Educationen
dc.subjectSocial Representationen
dc.subjectSchool Failureen
dc.subjectEducación Étnico-Raciales
dc.subjectEducación Étnico-Raciales
dc.subjectFracaso Escolares
dc.titleA Educação étnico-racial na agenda do debate contemporâneo: a superação do fracasso escolar em pauta
dc.title.alternativeEthnic-racial Education on the agenda of contemporary debate: overcoming school failure on the agendaen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLAR 33004030079P2
unesp.knowledgeAreaEducação escolar
unesp.researchAreaEstudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre a escola e cultura

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
borges_ses_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
14.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: