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Correção de textos escolares: a perspectiva e a formação de estudantes de Pedagogia

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Orientador

Parisotto, Ana Luzia Videira

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa de Doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, tem por objeto de estudo a correção textual no Ensino Fundamental I. A correção textual e o processo de intervenção na escrita do aluno podem contribuir para a formação de produtores de textos, pois possibilitam caminhos para a melhoria textual. No entanto, o docente precisa escolher o tipo de correção que empregará, porque a intervenção pode provocar reflexões ou retirar do aluno o direito de refletir sobre o ensino da língua materna. Por isso, as questões norteadoras desta investigação foram: como o aluno de Pedagogia compreende a correção textual? Qual tipo de correção emprega em uma produção escrita? A sua intervenção indicaria caminhos que contribuiriam para a formação do produtor de textos? Sendo assim, o objetivo geral do estudo foi problematizar a percepção dos estudantes do quarto ano de Pedagogia sobre a correção textual. Logo, os objetivos específicos foram definidos em: analisar os Programas de Ensino que se referem às disciplinas do curso de Pedagogia que abordam produção e correção textual; verificar qual a concepção de ensino e de correção de produção textual dos alunos; identificar os tipos de correção que julgam pertinentes e empregam na correção de produções textuais; desenvolver um processo formativo sobre os tipos de correção textual; averiguar qual(is) tipo(s) de correção os discentes consideram melhor no trabalho com a produção de textos. Nesse sentido, a investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, ocorreu em uma universidade do oeste paulista. Portanto, os dados revelam que os alunos de Pedagogia cursam uma disciplina que se ocupa em formar os futuros professores para o trabalho com o ensino da produção de textos escolares. Nossos resultados demonstraram que os participantes do estudo possuem frágeis concepções em relação ao trabalho com a produção escrita e desconsideram o texto como uma unidade linguística utilizada em situações de interação. No entanto, muitos reconhecem a insuficiência de seus conhecimentos em relação a esses aspectos e demonstraram preocupações sobre como isso incidirá em sua prática como futuros docentes. Além disso, os dados também indicam que os estudantes estavam em processo de construção do conhecimento acerca da intervenção textual, tendo em conta que ainda cursariam a disciplina que trataria especificamente da temática. Quando analisamos a correção que os estudantes empregaram em uma produção textual, percebemos que a prioridade foi a gramática, o foco foi na superfície textual, desconsiderando o sentido do texto, por exemplo. Além do mais, de 44 intervenções feitas, 11 receberam correções no corpo do texto, foram 5 correções resolutivas, 4 intervenções mesclando os tipos resolutiva e indicativa e 2 correções indicativas. As 33 intervenções sem o desenvolvimento de estratégias de correção no corpo ou margem da produção textual, restringiram-se a descrever, no pós-texto, qual era a categoria dos equívocos. Em relação ao processo formativo, as cursistas empregaram algumas formas de corrigir, dentre as quais foram estudadas ao longo do curso, tais como a correção indicativa e textual-interativa, com comentários e questionamentos, mas nem todos foram profícuos para o aprimoramento do texto. Posto isto, investir mais tempo nas disciplinas do curso para processos de correção de textos, bem como cursos de extensão e aperfeiçoamento com maior carga horária dedicada ao estudo da teoria, mas ocupando-se sobretudo da prática de intervenção, pode colaborar para a melhoria da correção de textos, servindo de amparo para o exercício docente. Nosso estudo sinaliza que é imprescindível pensar sobre o espaço que as disciplinas do curso de Pedagogia que abordam o ensino e a correção de textos têm na matriz curricular do curso, dada a complexidade do processo de produção, correção e avaliação textual. Ademais, há necessidade de investimentos em propostas de minicursos em eventos, cursos de extensão, especialização, formação continuada, porque são essenciais na construção e ampliação dessa formação já iniciada na graduação.

Resumo (inglês)

This doctoral research is linked to the Postgraduate Program in Education and its object of study is the text correction in Primary School. Text correction and the process of intervening in students' writing can contribute to the formation of text producers, as they provide ways of improving texts. However, teachers need to choose the type of correction they use, because intervention can provoke reflection or take away the student's right to reflect on the teaching of the mother tongue. For this reason, the guiding questions of this investigation were: how do Pedagogy students understand text correction? What type of correction do they use in a written production? Would their intervention indicate ways of contributing to the formation of text producers? The general objective of the study was to problematize the perception of fourth-year Pedagogy students about text correction. Therefore, the specific objectives were defined as: analyzing the Pedagogy Teaching Programs that refer to the courses that deal with text production and correction; verifying the students' conception of teaching and correcting text production; identifying the types of correction they consider pertinent and use when correcting text production; developing a training process on the types of text correction; finding out which type(s) of text production correction the students consider best. The qualitative research of the intervention-research type took place at a university in the west of São Paulo. Data reveals that the Pedagogy students take a course that is concerned with the education of future teachers regarding the teaching of text production. Our results show that the participants in the study have fragile conceptions concerning written production and disregard the text as a linguistic unit used in situations of interaction. However, many recognized that their knowledge of these aspects was insufficient and showed concerns about how this would affect their practice as future teachers. In addition, data also indicates that the students were still in the process of building up their knowledge of textual intervention, bearing in mind that they would still be taking the course that would specifically deal with the subject. When we analyzed the correction that the students used in a textual production, we noticed that the priority was grammar and that the focus was on the textual surface, disregarding, for example, the meaning of the text. Furthermore, out of the 44 interventions made, 11 were corrected in the body of the text: 5 were resolutive corrections, 4 were interventions mixing resolutive and indicative types and 2 were indicative corrections. The 33 interventions without the development of correction strategies in the body or margin of the text were limited to describing the category of the mistakes in the post-text. In relation to the formation process, the students used some forms of correction which they had studied throughout the course, such as indicative and textual-interactive correction, with comments and questions, but not all of them were useful for improving the text. That being said, investing more time in courses that address the processes of text correction, as well as extension and further training courses with a greater number of hours dedicated to the study of theory, but mainly concerned with intervention practice, can help improve text correction, providing support for teaching practice. Our study indicates that it is essential to think about the courses’ academic workload in the Pedagogy curriculum that deals with teaching and correcting texts, given the complexity of the process of producing, correcting and evaluating texts. In addition, there is a need to invest in proposals for mini-courses at events, extension courses, specialization, and continuing education, because they are essential in building and expanding this education that has already begun at undergraduate level.

Resumo (espanhol)

Esta investigación doctoral, vinculada al Programa de Postgrado en Educación, estudia la corrección de textos en primaria. La corrección de textos y el proceso de intervención en la escritura de los alumnos pueden contribuir a la formación de productores de textos, ya que permiten mejorarlos. Sin embargo, los maestros deben elegir el tipo de corrección que utilizan, ya que la intervención puede provocar la reflexión o quitar al alumno el derecho a reflexionar sobre la enseñanza de la lengua materna. Por eso, las preguntas orientadoras de esta investigación fueron: ¿cómo entienden la corrección los estudiantes de Pedagogía? ¿Qué tipo de corrección utilizan en una producción escrita? ¿Su intervención indicaría formas de contribuir a la formación de productores de textos? El objetivo general del estudio fue problematizar la percepción de los alumnos de cuarto año de Pedagogía sobre la corrección textual. Por lo tanto, los objetivos específicos fueron definidos como: analizar los Programas de Enseñanza que se refieren a las asignaturas del curso de Pedagogía que tratan de la producción y corrección de textos; verificar la concepción de los alumnos sobre la enseñanza y corrección de la producción de textos; identificar los tipos de corrección que ellos consideran pertinentes y utilizan al corregir la producción de textos; desarrollar un proceso de capacitación sobre los tipos de corrección de textos; averiguar cuál(es) tipo(s) de corrección los alumnos consideran mejor al trabajar con la producción de textos. En este sentido, la investigación cualitativa, de tipo investigación-intervención, tuvo lugar en una universidad del oeste de São Paulo. Por lo tanto, los datos muestran que los estudiantes de Pedagogía están cursando una asignatura que se ocupa de formar futuros maestros para trabajar con la enseñanza de la producción de textos escolares. Nuestros resultados muestran que los participantes en el estudio tienen concepciones frágiles sobre el trabajo con la producción escrita y desconocen el texto como unidad lingüística utilizada en situaciones de interacción. Sin embargo, muchos de ellos reconocieron que sus conocimientos sobre estos aspectos eran insuficientes y mostraron preocupación por cómo esto afectaría a su práctica como futuros maestros. Además, los datos también indican que los estudiantes estaban en proceso de construir su conocimiento sobre la intervención textual, teniendo en cuenta que aún estarían cursando la asignatura que trataría específicamente el tema. Cuando analizamos la corrección que los alumnos utilizaron en una producción textual, notamos que la prioridad era la gramática, el foco estaba en la superficie textual, desatendiendo el significado del texto, por ejemplo. Además, de las 44 intervenciones realizadas, 11 se corrigieron en el cuerpo del texto: 5 fueron correcciones resolutivas, 4 correcciones mixtas resolutivas e indicativas y 2 fueron correcciones indicativas. Las 33 intervenciones sin desarrollo de estrategias de corrección en el cuerpo o margen del texto se limitaron a describir la categoría de los errores en el post-texto. En relación con el proceso de formación, los alumnos utilizaron algunas formas de corrección, que se estudiaron a lo largo del curso, como la corrección indicativa y la corrección textual-interactiva, con comentarios y preguntas, pero no todas fueron útiles para mejorar el texto. Dicho esto, invertir más tiempo en las disciplinas del curso para los procesos de corrección de textos, así como cursos de ampliación y perfeccionamiento con un mayor número de horas dedicadas al estudio de la teoría, pero centradas principalmente en la práctica de la intervención, puede ayudar a mejorar la corrección de textos, proporcionando apoyo a la práctica docente. Nuestro estudio sugiere que es esencial pensar en el espacio que las asignaturas del curso de Pedagogía que tratan de la enseñanza y corrección de textos tienen en el currículo del curso, dada la complejidad del proceso de producción, corrección y evaluación de textos. Además, es necesario invertir en propuestas de minicursos en eventos, cursos de extensión, cursos de especialización y educación continuada, pues son esenciales para construir y ampliar esa formación ya iniciada en el pregrado.

Descrição

Palavras-chave

Correção textual, Avaliação textual, Pedagogia, Formação de professores, Text correction, Text evaluation, Pedagogy, Teacher Education, Corrección textual, Evaluación textual, Pedagogía, Formación del profesorado.

Idioma

Português

Citação

SILVA, Ana Paula Mendes da. Correção de textos escolares: a perspectiva e a formação de estudantes de Pedagogia. Orientadora: Ana Luzia Videira Parisotto. 2025. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

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