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Publicação:
Identidade e reconhecimento na cultura de rua

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Orientador

Castro, Ana Lúcia de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Sociais - FCLAR

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Direct descendant of the music of the Black Atlantic, hip hop became the spokesman of excluded minorities, for example setting up of the reunification that is geographically separated through communication. The hip hop appropriated new forms of mass communication, allowing the reworking of the story through a counter-hegemonic discourse that seeks self-knowledge and appreciation of the roots of black people. The street culture is the narrative of disenfranchised youth, generating narrative of inclusion, which gave a space of enunciation periphery enabling them to intersubjective recognition. This project aims to discuss the role of hip hop as an agent conscientizing youth peripherals in order to bring to the debate the form of identity construction around the peripheral street culture since, as an intervention that acts as a symbolic system guiding cultural practices and attitudes of these young people. Methodologically, we analyzed specific bibliographical about hip hop and literature originating from the periphery itself. Selected discography of some rap groups. They are Racionais Mc's, 509-E and DJ Hum and Thaíde that constitute the vanguard of hip hop in Brazil. We use music from rapper Emicida this while some contemporary exponents of rap, with national and international. State of São Paulo in order to demonstrate that there is similarity between the questions proposed by the hip hop and the interior of the capital, the group selected Survey. We have used also press material, raising the issue in research on the internet, periodicals include the Rolling Stones and Caros Amigos

Resumo (português)

Descendente direto da música do Atlântico Negro, o hip hop tornou-se o porta-voz das minorias excluídas, configurando-se em exemplo de reunificação do que está territorialmente separado através da comunicação. O hip hop apropriou-se das novas formas de comunicação em massa, possibilitando a re-elaboração da história através de um discurso contra-hegemônico que visa o autoconhecimento e a valorização das raízes do povo negro. A cultura de rua é a narrativa dos jovens excluídos, narrativa geradora de inclusão, que deu a periferia um espaço de enunciação possibilitando-lhes o reconhecimento intersubjetivo. Este projeto visa problematizar a atuação do hip hop enquanto agente conscientizador dos jovens periféricos, a fim de trazer para o debate a forma de construção da identidade periférica em torno da cultura de rua, posto que, como forma de intervenção esta age enquanto um sistema simbólico orientador de práticas culturais e da atitude desses jovens. Metodologicamente utilizamos a análise bibliográfica específica sobre hip hop e bibliografia originária da própria periferia. Selecionamos a discografia de alguns grupos de rap. São eles Racionais MC's, 509-E e Dj Hum e Thaíde que constituem a vanguarda do hip hop no Brasil. Utilizamos músicas do rapper Emicida, este enquanto uns dos expoentes contemporâneos do rap, com atuação nacional e internacional. Do interior paulista, visando demonstrar que há similitude entre as questões propostas pelo hip hop do interior e o da capital, selecionamos o grupo Inquérito. Valemo-nos, também de material de imprensa, levantando o tema em pesquisa na internet; dos periódicos destacamos a revista Rolling Stones e a Caros Amigos

Descrição

Palavras-chave

Cultura popular, Identidade social, Musica e sociedade, Popular culture

Idioma

Português

Como citar

OLIVEIRA, Elaine Moura e Silva. Identidade e reconhecimento na cultura de rua. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.

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