Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso

dc.contributor.advisorBastos, Fernando [UNESP]
dc.contributor.authorBonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:48Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:48Z
dc.date.issued2005-02-17
dc.description.abstractO trabalho corresponde um estudo de caso (Bogdan & Biklen,1994)em que aulas de biologia de uma turma de alunos do 2 º ano do ensino médio foram sistematicamente observadas com o intuito de verificar de que forma surgem e são trabalhadas questões relativas aos avanços recentes em biologia celular e molecular (organismos transgênicos,clonagem,experiências com células tronco,projeto genoma etc.). Atenção especial foi dada às demandas formativas que esse aspecto do ensino de biologia suscita junto aos professores,tanto em nível de aprofundamento de conhecimentos em biologia celular e molecular,quanto em nível de decisões sobre como organizar abordagem e discussão de temas polêmicos e implicações éticas subjacentes.O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e análise de dados foi estruturado com base em literatura especializada sobre formação de professores (Schön &Costa,2000; Perrenoud,2000;Zaballa,A.,1998; Carvalho e Gil-Pérez,1995; entre outros).pt
dc.description.abstractThe work corresponds to study of case (Bogdan &Biklen,1994)in which biology classes in group o students from second year in high school were systematically observed on propose to verify how the questions relating to the recent advances in molecular and cellular biology (transgenic organisms,clonating,experiments with stem- cells,genome project,etc.)appear and worked.A special attention was given formative demands that this spect of the teaching in biology rouse among the teachers,both making deeper in the knowledge in molecular and cellular biology and the decisions about how organize the approach and discussion relating to the polemic subjects and ethic implications underlying.The theoretic reference to the development of the research and data analysis was based on specialized literature about teachers graduation (Schön &Costa,2000;Perrenoud,2000;Zaballa,A.,1998;Carvalho e Gil-Pérez,1995; et al.).en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent188 p. : il. + anexos
dc.identifier.aleph000321609
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationBONZANINI, Taitiâny Kárita. Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso. 2005. 188 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
dc.identifier.filebonzanini_tk_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes9581468058921952
dc.identifier.orcid0000-0003-1626-7298
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90885
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectBiologia molecularpt
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino de Genéticapt
dc.subjectAvanços Recentes em Biologia Molecularpt
dc.subjectRecent advances in Molecular Biologyen
dc.subjectEducation of Geneticsen
dc.titleAvanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de casopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9581468058921952
unesp.advisor.orcid0000-0003-1626-7298
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bonzanini_tk_me_bauru.pdf
Tamanho:
780.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format