Publicação: A aceleração tecnológica e os efeitos sociais, psíquicos e patológicos na juventude: uma análise interdisciplinar entre a sociologia de Hartmut Rosa, a psicologia de Jean Marie Twenge e a neurociência de Manfred Spitzer
Carregando...
Data
2023-01-18
Autores
Orientador
Zuin, João Carlos Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Sociais - FCLAR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A investigação sociológica cresce não apenas dentro de seus limites tradicionais, mas tendo contato com diferentes áreas do conhecimento que visam compreender a complexidade das ações e relações sociais na sociedade capitalista contemporânea e globalizada. A pesquisa analisa a importância desse diálogo interdisciplinar entre a sociologia, a psicologia e neurociência através de três pontos fundamentais: 1) a aceleração tecnológica e a aceleração social na modernidade tardia (ROSA, 2019), que geraram permanente e difusa mediação do mercado e da tecnologia nas ações e relações sociais, sobretudo, pelo uso prolongado dos smartphones, 2) os efeitos sociais, psíquicos e patológicos na Geração Eu, dos nascidos entre 1995 e 2007, uma juventude na qual prolifera o profundo individualismo, consumismo, narcisismo e hedonismo, e que é a primeira geração na história a ter seu processo de passagem para a vida adulta permeada pelo uso diário de tecnologias. (TWENGE, 2018) e 3) os efeitos patológicos causados pelo uso abusivo de tempo dos novos instrumentos digitais: a ansiedade, o déficit de atenção, a irritabilidade, a dependência tecnológica, a vida virtual (SPITZER, 2015).
Resumo (inglês)
Sociological research grows not only within its traditional limits, but also having contact with
different areas of knowledge that aim to understand the complexity of social actions and
relationships in contemporary and globalized capitalist society. The research analyzes the
importance of this interdisciplinary dialogue between sociology, psychology and neuroscience
through three fundamental points: 1) technological acceleration and social acceleration in late
modernity (ROSA, 2019), which generated permanent and diffuse mediation of the market and
technology in social actions and relationships, especially by the prolonged use of smartphones,
2) social effects, psychicand pathological in Generation I, of those born between 1995 and 2007,
a youth in which deep individualism, consumerism, narcissism and hedonism proliferate, and
which is the first generation in history to have its process of passage to adulthood permeated by
the daily use of technologies. (TWENGE, 2018) and 3) the pathological effects caused by the
time abuse of new digital instruments: anxiety, attention deficit, irritability, technological
dependence, virtual life (SPITZER, 2015).
Descrição
Idioma
Português