Regras que Transformam: Quando o jogo é de todos
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Data
Autores
Orientador
Pereira da Silva, Márcio 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este material foi desenvolvido como Recurso Educacional vinculado à dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), cursado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Bauru. A pesquisa, intitulada Metodologia Callejera: um caminho para a valorização da participação feminina nas aulas de Educação Física, teve como objetivo analisar de que maneira essa metodologia pode contribuir para o fortalecimento da participação das alunas, promovendo práticas mais inclusivas e equitativas no ambiente escolar. Durante o processo investigativo, foram realizadas vivências com modalidades como handebol, kin-ball, spikeball e flagball, nas quais os(as) estudantes assumiram um papel ativo nas aulas, participando de experiências que valorizam a escuta, o respeito mútuo, a cooperação e a construção coletiva do conhecimento. O principal objetivo deste recurso é socializar os resultados da pesquisa, que evidenciam a eficácia da Metodologia Callejera na ampliação da participação feminina nas aulas de Educação Física, por meio de vivências com práticas corporais diversificadas e da criação de jogos pelos próprios estudantes, fortalecendo a inclusão, o trabalho em equipe e o protagonismo juvenil. Essa metodologia, fundamentada na construção coletiva de regras, no jogo e na mediação como espaço de diálogo, propõe práticas que rompem com os modelos tradicionais e promovem a inclusão, o respeito e a corresponsabilidade entre os(as) estudantes. Destaca-se, ainda, a valorização do protagonismo estudantil, da equidade de gênero e da ampliação das vivências corporais, por meio da introdução de jogos pré-desportivos e da criação de jogos pelos próprios estudantes, fortalecendo a autoria, a criatividade e o trabalho coletivo. Este recurso busca, assim, oferecer subsídios a professores(as) interessados(as) em repensar e enriquecer suas práticas pedagógicas, promovendo uma Educação Física mais democrática, participativa e transformadora.
Descrição
Palavras-chave
Metodologia Callejera, Educação Física Escolar, Participação feminina, Práticas diversificadas, Equidade de gênero
Idioma
Português
Citação
SYLOS, Francislene de. Regras que transformam [recurso eletrônico]: quando o jogo é de todos. Orientador: Márcio Pereira da Silva. 2025. 60 p.; PDF: il. color. Recurso educacional derivado de dissertação de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru, 2025.

