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Regras que Transformam: Quando o jogo é de todos

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Orientador

Pereira da Silva, Márcio

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Recurso educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este material foi desenvolvido como Recurso Educacional vinculado à dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), cursado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Bauru. A pesquisa, intitulada Metodologia Callejera: um caminho para a valorização da participação feminina nas aulas de Educação Física, teve como objetivo analisar de que maneira essa metodologia pode contribuir para o fortalecimento da participação das alunas, promovendo práticas mais inclusivas e equitativas no ambiente escolar. Durante o processo investigativo, foram realizadas vivências com modalidades como handebol, kin-ball, spikeball e flagball, nas quais os(as) estudantes assumiram um papel ativo nas aulas, participando de experiências que valorizam a escuta, o respeito mútuo, a cooperação e a construção coletiva do conhecimento. O principal objetivo deste recurso é socializar os resultados da pesquisa, que evidenciam a eficácia da Metodologia Callejera na ampliação da participação feminina nas aulas de Educação Física, por meio de vivências com práticas corporais diversificadas e da criação de jogos pelos próprios estudantes, fortalecendo a inclusão, o trabalho em equipe e o protagonismo juvenil. Essa metodologia, fundamentada na construção coletiva de regras, no jogo e na mediação como espaço de diálogo, propõe práticas que rompem com os modelos tradicionais e promovem a inclusão, o respeito e a corresponsabilidade entre os(as) estudantes. Destaca-se, ainda, a valorização do protagonismo estudantil, da equidade de gênero e da ampliação das vivências corporais, por meio da introdução de jogos pré-desportivos e da criação de jogos pelos próprios estudantes, fortalecendo a autoria, a criatividade e o trabalho coletivo. Este recurso busca, assim, oferecer subsídios a professores(as) interessados(as) em repensar e enriquecer suas práticas pedagógicas, promovendo uma Educação Física mais democrática, participativa e transformadora.

Descrição

Palavras-chave

Metodologia Callejera, Educação Física Escolar, Participação feminina, Práticas diversificadas, Equidade de gênero

Idioma

Português

Citação

SYLOS, Francislene de. Regras que transformam [recurso eletrônico]: quando o jogo é de todos. Orientador: Márcio Pereira da Silva. 2025. 60 p.; PDF: il. color. Recurso educacional derivado de dissertação de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru, 2025.

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