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Publicação:
O desenvolvimento da formação moral no sujeito autista: um estudo exploratório

dc.contributor.advisorMartins, Raul Aragão [UNESP]
dc.contributor.authorBraga, Maria Cecilia Bérgamo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.issued2007-05-28
dc.description.abstractO presente trabalho buscou caracterizar um adolescente autista de alto funcionamento quanto ao seu desenvolvimento moral, usando a teoria Piagetiana (1930/1995) como referencial teórico principal. Foram entrevistadas a mãe, a professora e a diretora da escola onde o sujeito atualmente estuda. Além disso, este foi solicitado a refletir sobre dilemas morais elaborados sobre temas relativos ao seu cotidiano. A análise dos dados revelou que o sujeito encontra-se em fase de heteronomia, principalmente para as ações que envolvem valores morais e convenções sociais, embora demonstre ter consciência das regras envolvidas. Considera-se que as dificuldades de interação e comunicação típicas do autismo, sua representação social marcada pela deficiência, além de intervenções escolares assistemáticas no campo da educação moral possam responder pelas características apresentadas pelo sujeito deste estudo.pt
dc.description.abstractThe present work aims at the study of the moral development in a teenager with high-functioning autism (HFA). It was applied Piaget's work (1930/1995) as the main theoretical basis. The mother, the teacher and the principal of the school where the subject to think about moral dilemmas which were elaborated from themes related to his everyday life. Data analysis show that the subject was in a heteronomic period. Especially when actions involved in these areas. It is considered that difficulties in interaction and in communication, common in autism, its social representation highlighted by the deficiency, and also the non-systematic school interventions in the moral education may be responsible for the characteristics presented by the subject.en
dc.format.extent116 f.
dc.identifier.aleph000504174
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationBRAGA, Maria Cecilia Bérgamo. O desenvolvimento da formação moral no sujeito autista: um estudo exploratório. 2007. 116 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
dc.identifier.filebraga_mcb_dr_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101532
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt
dc.subjectDesenvolvimento moralpt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectAutismopt
dc.subjectEducação moralpt
dc.subjectHeteronomiapt
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectAutismen
dc.subjectHeteronomyen
dc.subjectMoral educationen
dc.titleO desenvolvimento da formação moral no sujeito autista: um estudo exploratóriopt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt

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