Publicação: Estudo de caso sobre a adequação de estampo de corte para a otimização de produção de peças automotivas
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Data
Autores
Orientador
Martins, Marcelo Sampaio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Mecânica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo desse trabalho foi o estudo de caso sobre a viabilidade de adequação de um estampo de corte que permita realizar o corte sincronizado de chapas para estampagem, a fim de concentrar o processo em uma única prensa de corte e assim adequar o processo de uma planta de estampagem automotiva à Manufatura Enxuta. Em virtude de gargalos operacionais, como movimentações desnecessárias no chão de fábrica e grande volume de itens em estoque, foi detectada a necessidade de eliminar uma etapa do processo. O método encontrado para tal foi o projeto de um estampo novo de corte a partir do reaproveitamento de outro estampo que seria descartado, incluindo-se a preocupação com a redução do consumo e descarte de aço pela planta de estampagem. Para o projeto da nova região de corte do estampo, foram consideradas cinco peças diferentes, com mesma geometria, com variadas dimensões. O presente estudo utiliza os conceitos de dimensionamento de ferramentas de corte apanhados na literatura. Foram documentadas as etapas de construção do estampo pela ferramentaria da planta, desde o dimensionamento, usinagem e montagem, bem como a testagem da nova ferramenta e de seus produtos. A partir da validação do novo estampo e seu emprego imediato na produção, os gargalos antes encontrados foram eliminados e a fabricação das peças automotivas por essa planta teve seu processo otimizado dentro do conceito de Lean Manufacturing.
Resumo (inglês)
The goal of this project was to perform a case study about the viability of adapting a cutting
die for the synchronized cut of steel plaques for stamping, while maintaining the process in
single press so that the production would be in accordance with the principles of Lean
Manufacturing. In light of operational constraints, such as unnecessary transit of industrial
vehicles and big volumes of stocked items, it was found necessary to eliminate one step of
the blanking process. The chosen methodology for such was to build a new blanking die,
while reusing the components of a disposed blanking die for the construction of the new
one. This includes the concern of reducing the steel and iron consumption by the plant as
another objective of this project. For the design of the new cutting region of the die, five
parts with the same geometry but different dimensions were considered. This study used die
design concepts found in literature. The steps of the construction of the new blanking die by
the plant were documented and are presented in the study, from the design to the testing of
the die and its products. Once the new blanking die was validated by the plant, it was
immediately introduced in the plant’s production and the constraints were eliminated as
intended. With the conclusion of this project, the production of stamped parts was optimized
in accordance with the concepts of Lean Manufacturing
Descrição
Palavras-chave
Estampo de corte, Corte por cisalhamento, Estampagem, Manufatura Enxuta, Estampagem Automotiva, Blanking die, Cutting by shear, Lean Manufacturing, Stamping, Automotive Stamping, Estampagem(Metais), Ferramentas de corte, Cisalhamento
Idioma
Português