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Publicação:
Medidas Comportamentais de Eficácia: Contribuições na Avaliação do Ensino de Operações Aritméticas

dc.contributor.authorHenklain, Marcelo Henrique Oliveira
dc.contributor.authorCarmo, João Dos Santos
dc.contributor.authorLopes Júnior, Jair
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Roraima
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:04Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:04Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAbstract We investigated measures of efficiency (ratio of correct responses and resolution time) and error (distance between emitted response and the correct response) in a group of Elementary School students. Experiment 1 comprised pre-test, teaching of equivalence between different forms of problem presentation, post-test 1, teaching of addition algorithm, post-test 2, teaching of subtraction algorithm, post-test 3, and generalization test. Experiment 2 was similar to Experiment 1 until post-test 1, followed by training of scale problem-solving, post-test 2, generalization test 1, teaching of addition and subtraction algorithms, post-test 3, and generalization test 2. The results of this study suggest that measuring efficiency and error contribute to evaluate the effectiveness of educational programs in teaching problem solving.en
dc.description.abstractResumo Investigaram-se medidas de eficiência (razão entre acertos e tempo de solução) e erro (diferença entre a resposta emitida e a resposta correta) com estudantes do Ensino Fundamental. O Experimento 1 compreendeu pré-teste, ensino de equivalência entre diferentes formas de apresentação de problemas, pós-teste 1, ensino do algoritmo de adição, pós-teste 2, ensino do algoritmo de subtração, pós-teste 3 e teste de generalização. O Experimento 2 foi semelhante ao anterior até o pós-teste 1, seguido de treino de solução de problemas na forma de balança, pós-teste 2, teste de generalização 1, ensino dos algoritmos de adição e subtração, pós-teste e teste de generalização 2. Medir eficiência e erro contribui para a avaliação da eficácia de programas de ensino de solução de problemas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Roraima
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32327
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 32, n. 3, p. -, 2016.
dc.identifier.doi10.1590/0102-3772e32327
dc.identifier.fileS0102-37722016000300206.pdf
dc.identifier.issn0102-3772
dc.identifier.scieloS0102-37722016000300206
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157589
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa
dc.relation.ispartofsjr0,128
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjecteducational program evaluationen
dc.subjectproblem solvingen
dc.subjectmathematics educationen
dc.subjectavaliação de programa educacionalpt
dc.subjectsolução de problemaspt
dc.subjectensino da matemáticapt
dc.titleMedidas Comportamentais de Eficácia: Contribuições na Avaliação do Ensino de Operações Aritméticaspt
dc.title.alternativeBehavioral Measures of Efficacy: Contributions to the Evaluation of Arithmetical Operations Teachingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

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