Publicação: Medidas Comportamentais de Eficácia: Contribuições na Avaliação do Ensino de Operações Aritméticas
dc.contributor.author | Henklain, Marcelo Henrique Oliveira | |
dc.contributor.author | Carmo, João Dos Santos | |
dc.contributor.author | Lopes Júnior, Jair | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de Roraima | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T17:26:04Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T17:26:04Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Abstract We investigated measures of efficiency (ratio of correct responses and resolution time) and error (distance between emitted response and the correct response) in a group of Elementary School students. Experiment 1 comprised pre-test, teaching of equivalence between different forms of problem presentation, post-test 1, teaching of addition algorithm, post-test 2, teaching of subtraction algorithm, post-test 3, and generalization test. Experiment 2 was similar to Experiment 1 until post-test 1, followed by training of scale problem-solving, post-test 2, generalization test 1, teaching of addition and subtraction algorithms, post-test 3, and generalization test 2. The results of this study suggest that measuring efficiency and error contribute to evaluate the effectiveness of educational programs in teaching problem solving. | en |
dc.description.abstract | Resumo Investigaram-se medidas de eficiência (razão entre acertos e tempo de solução) e erro (diferença entre a resposta emitida e a resposta correta) com estudantes do Ensino Fundamental. O Experimento 1 compreendeu pré-teste, ensino de equivalência entre diferentes formas de apresentação de problemas, pós-teste 1, ensino do algoritmo de adição, pós-teste 2, ensino do algoritmo de subtração, pós-teste 3 e teste de generalização. O Experimento 2 foi semelhante ao anterior até o pós-teste 1, seguido de treino de solução de problemas na forma de balança, pós-teste 2, teste de generalização 1, ensino dos algoritmos de adição e subtração, pós-teste e teste de generalização 2. Medir eficiência e erro contribui para a avaliação da eficácia de programas de ensino de solução de problemas. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de Roraima | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32327 | |
dc.identifier.citation | Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 32, n. 3, p. -, 2016. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/0102-3772e32327 | |
dc.identifier.file | S0102-37722016000300206.pdf | |
dc.identifier.issn | 0102-3772 | |
dc.identifier.scielo | S0102-37722016000300206 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/157589 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | |
dc.relation.ispartof | Psicologia: Teoria e Pesquisa | |
dc.relation.ispartofsjr | 0,128 | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | educational program evaluation | en |
dc.subject | problem solving | en |
dc.subject | mathematics education | en |
dc.subject | avaliação de programa educacional | pt |
dc.subject | solução de problemas | pt |
dc.subject | ensino da matemática | pt |
dc.title | Medidas Comportamentais de Eficácia: Contribuições na Avaliação do Ensino de Operações Aritméticas | pt |
dc.title.alternative | Behavioral Measures of Efficacy: Contributions to the Evaluation of Arithmetical Operations Teaching | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0102-37722016000300206.pdf
- Tamanho:
- 537.56 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format