Publicação: O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar teses e dissertações sobre educação ambiental que se voltam para o tema biodiversidade no Ensino Fundamental II. Após realizar uma reflexão sobre o conceito de biodiversidade e como ele se constituiu historicamente, focalizamos a importância de ações pedagógicas em torno dessa discussão e como, a partir disso, considera-se necessário estabelecer uma educação que seja ambientalmente crítica. Após essas primeiras reflexões, apresentamos o resultado da análise do corpus documental selecionado, para, a partir de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e como estado da arte, elucidar como tem sido tratada a temática da biodiversidade no Ensino Fundamental II no contexto da pesquisa acadêmica em Educação Ambiental. O estudo indica que o debate sobre a biodiversidade precisa ser ampliado e as propostas didáticas para uma EA crítica precisam ultrapassar a simples transmissão e apreensão de conteúdos pelos alunos para propor discussões sobre valores, tão caros à discussão sobre a importância da biodiversidade, assim como desenvolver a criticidade para ações conscientes e transformadoras
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Biodiversidade, Ensino fundamental, Teses
Idioma
Português
Como citar
BORTOLOTTI, Jonas. O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano. 2017. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.