Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Eficácia escolar e o desempenho de meninos e meninas

dc.contributor.advisorOsti, Andreia [UNESP]
dc.contributor.authorSousa, Mariana de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:27:35Z
dc.date.available2018-09-19T17:27:35Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractConsidering that failing a school year remains a reality to many Brazilian students, and attesting in the academic literature that researchers indicate that there are differences between girls and boys, the latter being more frequently referred to tutoring or special classes, the present work aims to identify the possible differences between boys and girls in relation to school performance and analyze their probable causes. The research is qualitative and bibliographic in character. Papers published in the last ten years will be analyzed in national articles databases and in university databases. The aim is to understand the causes of flunking in school among boys and girls and to verify what the literature has been revealing about this themeen
dc.description.abstractLevando em consideração que o fracasso escolar de estudantes é ainda uma realidade nacional, e verificando na literatura acadêmica que pesquisadores apontam que existem diferenças entre meninas e meninos, sendo esses últimos mais indicados para reforço escolar ou para atendimento diferenciado, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as possíveis diferenças entre meninos e meninas em relação ao desempenho escolar e analisar quais são suas prováveis causas. A pesquisa caracteriza-se por qualitativa e de cunho bibliográfico. Serão analisados trabalhos publicados nos últimos dez anos em bases nacionais de artigos e em bases de universidades. Pretende-se compreender quais são as causas do fracasso escolar entre meninos e meninas e verificar o que a literatura vem apontando em relação a essa temáticapt
dc.format.extent55 f.
dc.identifier.aleph000898484
dc.identifier.citationSOUSA, Mariana de. Eficácia escolar e o desempenho de meninos e meninas. 2017. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898484.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156495
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEficácia no ensinopt
dc.subjectFracasso escolarpt
dc.subjectRendimento escolarpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectRelações de gêneropt
dc.titleEficácia escolar e o desempenho de meninos e meninaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5060520291120371[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-7605-2347[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000898484.pdf
Tamanho:
436.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format