Publicação: Estudo de representação cartográfica em sala de jovens e adultos
dc.contributor.author | Nunes, Fábio Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:24Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:24Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: O estudo e a compreensão da representação espacial através de mapas é muito importante para o entendimento e a análise dos processos que atuam sobre o espaço – territorial e social – e que, por conseqüência, o formam. Estudos que possibilitem a sua compreensão são fundamentais em todos os níveis educacionais, incluindo-se a educação de jovens e adultos. Tais estudos podem contribuir para o aprimoramento de jovens e adultos, como cidadãos, para que tenham uma participação social mais efetiva. Objetivos: levantar o conhecimento que os educandos adultos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) já possuem sobre o mapa como representação espacial, ou seja, levantar a capacidade que os alunos têm para abstrair as informações contidas no mapa; observar as dificuldades que eles possuem na compreensão das técnicas empregadas na produção de mapas (escala, projeção, semiologia gráfica); elaborar atividades que auxiliem os educandos-adultos na compreensão destas técnicas e discutir com eles a importância do mapa e as possibilidades de uso. Métodos: realizamos uma atividade prática com a turma dos funcionários da UNESP-Rio Claro, que participam do PEJA, para obter informações sobre o seu conhecimento e as suas dificuldades na leitura/representação espacial. Seguimos a metodologia de Almeida (1994) desenvolvida junto a crianças de 4a e 5a séries do ensino fundamental da cidade de Rio Claro em atividades de alfabetização cartográfica. Propusemos aos educandos que desenhassem a sala de aula, aquela onde se encontravam, numa folha de papel sulfite em branco, imaginando que eles estivessem olhando por cima dela. Realizamos a representação de um espaço conhecido, pois entendemos que acompanhar como os educandos representam o espaço pode auxiliar muito no trabalho de ensino-aprendizagem do mapa. Resultados: obtivemos como material a produção de desenhos representativos da sala de aula, os quais foram analisados de acordo com a proposta citada. Estes desenhos possibilitaram-nos constatar que existiam dificuldades similares entre os desenhos produzidos pelas crianças escolares e os desenhos dos educandos adultos, as quais possivelmente fossem representativas da falta de uma alfabetização cartográfica que deveria ocorrer no período escolar. Esta atividade permitiu-nos discutir os diversos usos do mapa e sobre a sua capacidade de transmissão de ideologias – em sua maioria representativas de um poder dominador e impositor-, ampliando assim, as possibilidades de leitura do mundo aos nossos educandos adultos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ69.htm | |
dc.identifier.lattes | 3060869388251465 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148306 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Estudo de representação cartográfica em sala de jovens e adultos | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3060869388251465 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |