Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma disciplina eletiva com calculadoras: um espaço para a educação financeira de estudantes do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Javaroni, Sueli Liberatti

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE 33004137031P7

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nesta pesquisa tive por objetivo compreender as interações com estudantes do Ensino Médio sobre assuntos envolvendo Educação Financeira, utilizando calculadoras, em uma disciplina eletiva. Para cumprir tal objetivo, foi desenvolvida a disciplina eletiva intitulada “Calculática - Explorando questões matemáticas do cotidiano com calculadoras”, no segundo semestre de 2022, em uma escola pertencente ao Programa Ensino Integral (PEI) na cidade de São Carlos/SP. Nesta disciplina, foram realizadas atividades com estudantes pertencentes às três séries do Ensino Médio, de modo a discutir temáticas relacionadas à Educação Financeira e considerar a inserção de calculadoras. Considerando o contexto e o objetivo da pesquisa, destaco que a metodologia concernente a ela é qualitativa, já que buscamos compreender o que emerge das interações entre os sujeitos, focando no processo e nos diálogos com os discentes e com a professora da escola. Ao longo deste trabalho, busco entrelaçar discussões envolvendo a Educação Financeira e abordagem investigativa de modo a suscitar um ambiente de reflexão crítica com os estudantes, então, as atividades e interações propostas foram baseadas nos cenários para investigação e experimentação com tecnologias. Além disso, considero o trabalho colaborativo e a parceria universidade-escola para a elaboração e delineamento da disciplina eletiva. Referente aos dados produzidos, eles são oriundos de: diário de campo; relato da Profa. Mirella (professora da escola); Relato da Profa. Dra. Maria Teresa Zampieri (colaboradora da pesquisa); folha de atividade respondida pelos estudantes; gravação em áudio e vídeo das aulas e os arquivos salvos na calculadora gráfica utilizada pelos educandos. Dentre os resultados de pesquisa, podemos destacar: a parceria colaborativa com a professora da escola e sua importância para a elaboração da disciplina; o ambiente investigativo com calculadoras como possibilidade para interações entre e com os estudantes para refletir criticamente sobre à realidade que estão inseridos; e a inserção da calculadora como possibilidade para promover uma matemática em ação, já que os estudantes focaram em interpretar os resultados obtidos, apresentaram diferentes resoluções para o mesmo problema e puderam discutir os erros nesse processo. Por fim, vislumbro que este trabalho possa contribuir com discussões pertinentes à Educação Matemática e seja uma possível proposta para o professor atuante na sala de aula abordar uma Educação Financeira que influencie na reflexão crítica dos estudantes sobre temas relevantes para sua formação como cidadão.

Resumo (inglês)

In this research, I aimed to understand interactions with High School students on subjects involving Financial Education, using calculators, in an elective course. To achieve this objective, the elective course entitled “Calculática - Exploring everyday mathematical issues with calculators” was developed in the second semester of 2022 in a school belonging to the Integral Education Program (PEI) in the city of São Carlos/SP. In this course, activities were carried out with students belonging to the three grades of High School, in order to discuss topics related to Financial Education and to consider the inclusion of calculators. Considering the context and objective of the research, I highlight that its methodology is qualitative, as we seek to understand what emerges from the interactions between the students, focusing on the process and dialogues with the students and the school teacher. Throughout this work, I seek to intertwine discussions involving Financial Education and the investigative approach in order to encourage an environment of critical reflection and, for this purpose, the proposed activities and interactions permeate the investigative approach based on scenarios for investigation and experimentation with technologies. Furthermore, for the preparation and design of the elective course, I consider the collaborative work and the university-school partnership. Regarding the data produced, they come from: research diary; reports by Mirella (school teacher); reports by Maria Teresa Zampieri (research collaborator); activity sheet completed by students; audio and video recording of classes and files saved on the graphing calculator used by students. Among the research results, we can highlight the following: the collaborative partnership with the school teacher and its significance in course development; the investigative environment with calculators as a means for interactions among and with students, fostering critical reflection on their reality; and the integration of the calculator as a tool to promote mathematics in action. Students concentrated on interpreting the results, offering various solutions to the same problem, and engaging in discussions about errors in the process. Finally, I envisage that this work can contribute to discussions pertinent to Mathematics Education and that it is a possible proposal for the teacher working in the classroom to address a Financial Education that influences students' critical reflection on topics relevant to their formation as citizens.

Descrição

Palavras-chave

Trabalho colaborativo, Tecnologia digital, Salário mínimo, Ensino de matemática, Educação matemática, Collaborative work, Digital technology, Family budget, Mathematics teaching, Mathematic education

Idioma

Português

Como citar

TEIXEIRA, F. S. Uma disciplina eletiva com calculadoras: um espaço para a educação financeira de estudantes do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação