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Publicação:
A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária

dc.contributor.authorTorrezan, Rosiane Morais [UNESP]
dc.contributor.authorGuimarães, Raul Borges [UNESP]
dc.contributor.authorFurlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:23:28Z
dc.date.available2014-05-20T13:23:28Z
dc.date.issued2012-06-01
dc.description.abstractNeste artigo, relatase a experiência de devolução de conhecimentos produzidos por meio de uma pesquisa-ação educativa em saúde, efetivada em uma comunidade local, e demonstrase que, por meio do diálogo proporcionado pela problematização, surgiram oportunidades de reflexão coletiva acerca de problemas vividos por todos, oferecendo condições para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos, mais críticos e, principalmente, mais ativos diante de sua realidade. O objetivo da pesquisa foi o de trabalhar com a população a relação entre moscas domésticas e saúde ambiental, problematizando as questões relativas a saúde e ambiente nos bairros Jardim Morada do Sol e Parque Residencial Francisco Belo Galindo, em Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Utilizou-se, para isso, a metodologia da pesquisa-ação, e como referencial teórico a educação popular de Paulo Freire, problematizandose as condições de saúde em áreas urbanas periféricas pobres e analisandose a experiência de articulação de atores sociais na resolução dos seus problemas de saúde. Ao final, indicam-se alguns aspectos que foram apreendidos na investigação acerca dos processos educativos comunitários em saúde, pelos quais, partindo-se das reflexões sobre o ambiente, foram descortinados problemas ambientais e de saúde mais amplos que afetavam a comunidade.pt
dc.description.abstractThis article reports on the experience of returning knowledge produced through an educational research action in health carried out in a local community and shows that the dialogue afforded by problematization allows for opportunities for collective reflection on problems experienced by everyone, offering conditions for the development of citizens who are more participatory, more critical and, particularly, more active in confronting their realities. The goal was to discuss with the population the relationship there is between houseflies and environmental health, bringing up issues relating to health and environment in the Morada do Sol Garden and Park Residencial Francisco Belo Galindo neighborhoods, in the city of Presidente Prudente, state of São Paulo, Brazil. To achieve this goal, the research action approach was used based on Paulo Freire's popular education theoretical framework, debating health conditions in impoverished periurban areas and analyzing the experience of coordinating social players to solve their health issues. At the end, the authors bring up a few aspects that were seized in the investigation of the community health educational processes, by which, starting from the reflections on the environment, health and environmental problems affecting the wider community were unveiled.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Geografia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Geografia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Educação
dc.format.extent107-124
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000100007
dc.identifier.citationTrabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 1, p. 107-124, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1981-77462012000100007
dc.identifier.fileS1981-77462012000100007.pdf
dc.identifier.issn1981-7746
dc.identifier.lattes8022527468369459
dc.identifier.orcid0000-0002-9925-5374
dc.identifier.scieloS1981-77462012000100007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/7080
dc.language.isopor
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.relation.ispartofTrabalho, Educação e Saúde
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectgeografia da saúdept
dc.subjectproblematizaçãopt
dc.subjecteducação em saúdept
dc.subjectgeography of healthen
dc.subjectproblematizationen
dc.subjecthealth educationen
dc.titleA importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitáriapt
dc.title.alternativeThe importance of problematization in the construction of knowledge in community healthen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8022527468369459[2]
unesp.author.orcid0000-0002-9925-5374[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt
unesp.departmentGeografia - FCTpt

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